O curso de Naturologia tem um novo espaço destinado ao ensino das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PIC). O Laboratório de Práticas em Naturologia Clínica (LPNC), no campus Bom Retiro, vai auxiliar os acadêmicos para vivenciar e executar as PICs, entre elas a acupuntura, reflexoterapia e hidroterapia. O LPNC é o 158º laboratório implantado pela Universidade.

O curso, novidade na Univille em 2019, é o terceiro no Brasil e está inserido com mais seis cursos na área da saúde da Universidade. Recentemente, o curso de Naturologia celebrou um acordo com as prefeituras de Joinville e Balneário Piçarras para que os acadêmicos possam realizar estágios na área.

A Naturologia estuda diversas terapias complementares na prevenção, tratamento de doenças e melhoria na qualidade de vida. São mais de 150 terapias utilizadas no mundo inteiro como tratamento complementar para reequilibrar a saúde de pacientes e já estão listadas na Organização Mundial da Saúde (OMS).