Quatro projetos da Univille são finalistas do Prêmio de Inovação de Joinville 2019, todos na categoria Academia. Os ganhadores vão ser conhecidos nesta quarta-feira (4), no encerramento da Expoinovação 2019, que vai ser realizada nos dias 3 e 4 de setembro. O prêmio foi criado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Joinville (Comciti).

Um dos projetos trata do desenvolvimento de um prato comestível e biodegradável a base de celulose bacteriana, das professoras do Mestrado em Engenharia de Processos, Ana Paula Testa Pezzin e Andrea Lima dos Santos Schneider, e de Gastronomia, Marcia Luciane Lange Silveira. Integram a equipe Ana Paula Kurek, bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Univille, e Rafaela Vargas Oliveira, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária

Outro concorrente ao Prêmio é o Game On-Gamificação no Ensino, projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão que usa, de modo estratégico, recursos de jogos na educação com o objetivo de despertar o interesse e desenvolver habilidades nos estudantes. Já está implantado em quatro escolas públicas de Joinville, em unidades privadas na cidade e, em Florianópolis, hoje também auxilia uma professora de inglês.

Participam da equipe do Game On, além do coordenador Luiz Paulo de Lemos Wiese, os professores do curso de Design Isadora Burmeister Dickie e Haro Ristow Wippel Schulenburg, de
Engenharia de Software e Sistemas de Informação Walter Coan e de
Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Emerson José Corazza.

Projeto concorrente idealizado por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação, o Food Giver consiste em um aplicativo que busca conectar pessoas ou entidades que necessitam de alimentos àquelas que possam doar. “A ideia é criar um espaço em que possam trocar informações para realizar a doação”, explica a coordenadora da equipe do Food Giver, Carolina Trindade.

Segundo ela, o projeto, em fase de prototipagem, é inspirado em um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, o que trata da redução do desperdício de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento. Participam da equipe os estudantes Alessandro Marques, Matheus Menezes da Costa, Matheus Perger Estevão Bezerra e Sergio Eduardo Flores Júnior. A ideia surgiu de um trabalho da disciplina de Projeto Integrador, do professor Luiz Melo Romão, acrescenta Matheus Perger.

O quarto projeto da Univille que concorre ao prêmio trata de uma inovação para a indústria galvânica. Foi desenvolvido um produto químico que preserva as peças em polímero ABS cromadas e permite uma nova cromagem. Os produtos atuais causam deterioração durante o processo de remoção da camada metálica de peças defeituosas.

Segundo a professora Noeli Sellin, do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos, a preservação das peças contribui para a diminuição de resíduos industriais. “A reciclagem das peças decapadas contribui com a redução da disposição das peças defeituosas em aterros e reduz do uso de polímero virgem no processo industrial”, justifica. Também integram a equipe do projeto Ana Paula Kurek, bolsista de pós-doutorado, e as acadêmicas de Engenharia Química Isabel Narloch Cardoso e Luana Orlandi de Aguiar e Giulia Herbst.