A Univille, por meio do Projeto Ideando, apresenta o 1º Hackathon Destinos do Quiriri. O evento visa promover o desenvolvimento sustentável do turismo na Serra do Planalto Norte Catarinense, proporcionando experiências inovadoras e inesquecíveis pelo Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). Participaram do lançamento do evento o diretor geral do campus São Bento do Sul, Gean Cardoso de Medeiros, a professora Andrea Tamanine do projeto Ideando, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bento do Sul, Adelino Denk, a diretora do Departamento de Turismo de São Bento do Sul, Luiza da Silva, o prefeito de Rio Negrinho e atual presidente do Consórcio Intermunicipal Quiriri, Júlio Ronconi, e a secretária-executiva do consórcio, Leoni Fuerst.

O Destinos do Quiriri é um projeto com o objetivo de posicionar a Serra do Planalto Norte Catarinense, em 2027, como um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil, com oferta de experiências sustentáveis, inovadoras e inesquecíveis. De acordo com os idealizadores do projeto, a marca Destinos do Quiriri vai divulgar estrategicamente uma região formada por quatro cidades que se complementam, cada qual com suas peculiaridades, conectadas por caminhos que se encontram e desencontram levando a destinos encantadores, e formando um mosaico de inspirações, ideias e ideais.

Para que esse projeto se realize e alcance sua meta para 2027, foi criado o Hackathon a partir do Projeto Ideando da Univille São Bento do Sul. Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Hackathons são rápidos, e uma maneira eficaz das organizações lidarem com os problemas e inovar com baixo custo. Os Hackathons são para soluções iniciais de problemas urgentes; reinventar e redesenhar produtos existentes; criar ideias centradas no cliente para novos fluxos de receitas. A forma de trabalho de um hackathon consiste em competições amigáveis com espírito de “equipes startups”, prototipagem rápida, 48h de trabalho non-stop, resposta concreta ao problema proposto, e avaliação e premiação.

O 1º Hackathon Destinos do Quiriri já tem data para acontecer: 18, 19 e 20 de outubro na Univille São Bento do Sul. Nessa data, serão propostos negócios relacionados ao turismo da região, com divulgação de atrativos de São Bento do Sul, Campo Alegre, Rio Negrinho e Corupá. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 30 de outubro, às 19 horas, na Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, durante a programação do III Turismo em Pauta. Os três melhores trabalhos serão premiados e os projetos podem ser beneficiados pelas incubadoras tecnológicas de São Bento do Sul, Rio Negrinho ou Campo Alegre. Contarão para a avaliação a criatividade, inovação, perfil da equipe, competência técnica, entre outros critérios.

Além da premiação, o Turismo em Pauta terá palestras, workshops e mesas redondas. Ciça Müller, diretora de Turismo da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), vai abordar as mídias sociais no contexto turístico. Já Carlos Cappelini, mestre em Turismo e Hotelaria e consultor do Sebrae, vai falar da importância do planejamento estratégico dos destinos turísticos. Outros palestrantes e convidados estarão presentes para debater o turismo na região, pensando em estratégias para alavancar o setor.