Qual é o impacto da realização de atividades artísticas e culturais em comunidades? Essa é a reflexão proposta por Quando a Arte Sopra, documentário que estreia nos dias 28 e 29 de setembro, em Joinville. Patrocinada pelo Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura), a produção aborda parte das histórias da Amorabi (Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Itinga) e da Casa Iririú e conta com a participação de egressos da Univille.


A partir de entrevistas com artistas e moradores, o documentário fala sobre a arte comunitária nos bairros Itinga e Iririú, comunidades afastadas do centro da cidade, onde as atividades artísticas se concentram, mas que conseguiram aproximar a arte e a cultura da população com ações inovadoras e que trazem os moradores para cima dos palcos.

A idealizadora do projeto, a jornalista Patricia Stahl Gaglioti, conta que a ideia da produção é retratar de que forma essas comunidades foram impactadas por essas atividades. “São espaços muito semelhantes na questão da gestão e comunhão de ideias. Eles têm ideias muito parecidas sobre cultura, arte e a necessidade de levar isso para pessoas que não têm dinheiro para pagar pra ir ao teatro ou que não tem como se deslocar até o centro da cidade para isso”, explica.

Três egressas da Univille participaram da produção: Fernanda Ozório, da Volo Filmes & Fotografia, assina a direção de fotografia, imagem som e edição; Camila Diane, assistente de direção, conduziu a pesquisa histórica e as entrevistas; e Kethlen Kohl foi responsável pela direção de arte. Todas as profissionais são formadas em História pela Univille.

Saiba mais sobre os espaços

A Amorabi surgiu na década de 1980, a partir da união das pessoas pela reivindicação de direitos como saneamento, educação e transporte. A sede foi construída pelos próprios moradores e, desde 2000, também é palco das atividades culturais e artísticas realizadas no bairro. O teatro é destaque no espaço e começou a ser incentivado na comunidade em 1993, a partir da iniciativa do ator e produtor cultural Cristóvão Petry, que naquela época era catequista e queria atrair mais jovens para o seu grupo.

A ideia deu tão certo que atraiu não só jovens, mas toda a comunidade para assistir e também aprender mais sobre o teatro. O sucesso desse e de outros projetos artísticos culturais fez da Amorabi um Ponto de Cultura, certificação oferecida pelo Ministério da Cultura que reconhece as entidades que articulam atividades culturais em suas comunidades.

Já a Casa Iririú surgiu a partir da iniciativa de um grupo de pessoas que participou de uma oficina de teatro chamada Teatrando no Profipo, em 2009. Com o fim do projeto, os novos atores apaixonados pela arte quiseram continuar se apresentando. Foi então que, em 2011, passaram a utilizar uma casa que era de uma das integrantes para ensaiar e promover atividades abertas à comunidade. Mesmo quando a sede teve de ser transferida e reinaugurada em 2014, continuou a atrair o público, participante ativo de diversas ações culturais.

O documentário estreia nos dias 28 e 29 de setembro, na Amorabi e na Casa Iririú, respectivamente. A produção também deve percorrer escolas e outros espaços de Joinville após o lançamento, em datas a serem definidas. As atividades são gratuitas.

Ficha Técnica

Direção: Patricia Stahl Gaglioti
Assistência de direção: Camila Diane Silva
Direção de fotografia: Fernanda Ozório da Conceição e Juliano Pfutzenreuter Nunes
Direção de arte: Kethlen Kohl
Produção: Patricia Stahl Gaglioti
Imagens, som e edição: Fernanda Ozório da Conceição e Juliano Pfutzenreuter Nunes
Trilha sonora original: Vinicius José Puhl Ferreira
Identidade visual: Vinicius Rosa Ferreira
Assessoria de Comunicação: Juliane Guerreiro

Serviço

Estreia de Quando a Arte Sopra na Amorabi
Quando: 28 de setembro (sábado), às 20 horas
Onde: Amorabi (Rua dos Esportistas, 510 - Itinga).
Quanto: Gratuito

Estreia de Quando a Arte Sopra na Casa Iririú
Quando: 29 de setembro (domingo), às 17 horas
Onde: Casa Iririú (Rua Guaíra, 634 - Iririú).
Quanto: Gratuito

Fotografia e texto: Juliane Guerreiro/Divulgação.