A professora Angela Maria Vieira, formada em História pela Univille, ganhou o Prêmio Educador Inovador, em nível nacional. Ela é professora da Escola de Educação Básica Dr. Jorge Lacerda, de Joinville, e foi uma das seis finalistas ao prêmio promovido pelo Porvir e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE), entregue neste sábado durante o 3º Congresso Brasileiro de Tendências e Inovação na Educação, em Campinas (SP). Angela também já havia sido uma das vencedoras do prêmio Educador Nota 10 de 2014, da Fundação Victor Civita.

O projeto vencedor da professora teve como foco o combate à xenofobia e foi desenvolvido em parceria com o Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville. “Há muitas informações capciosas, discursos de ódio nas redes sociais acessadas pelos estudantes. Infelizmente, muitos tomam esses comentários como verdades absolutas. Isso ficou muito evidente quando fiz as primeiras sondagens para desenvolver o projeto. Produzimos uma campanha publicitária contra a xenofobia e o racismo esclarecendo que imigrar não é crime, é um direito resguardado pela lei de imigração de 2017. Como educadora sempre busquei combater qualquer forma de intolerância. Mais do que nunca, a escola precisa ser um espaço para se discutir a xenofobia, a homofobia, o racismo ou qualquer outra forma retrógrada de pensamento. Sempre que posso trago essas temáticas para a minha prática pedagógica”, enfatizou Angela.

Na Univille duas pesquisas atuais tratam da temática, uma dissertação desenvolvida no Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade uma tese defendida no doutorado da UFRJ pela pró-Rreitora de Ensino, Sirlei de Souza.

(foto: novaescola.org.br)