Pesquisadores do Brasil, Alemanha, Canadá e Portugal vão estar reunidos na Univille de 18 a 20 de setembro para aprofundar e ampliar a discussão sobre patrimônio cultural com enfoque nos desafios do futuro. O IV Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural (Enipac), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade da Univille com patrocínio da Fapesc, vai ser realizado em vários espaços no campus de Joinville. 

O IV Enipac vai promover conferências, palestras, minicursos, simpósios com apresentação de trabalhos científicos e reuniões com redes de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam no campo do patrimônio cultural. 

Um dos destaques do evento será a conferência do professor Ralf Koerrenz, diretor de Pedagogia Histórica e Educação Global do Departamento de Educação e Cultura da Friedrich Schiller Universität-Jena, da Alemanha, que vai abordar o tema patrimônio cultural na perspectiva pós-colonial, no dia 20, às 19h, no Auditório da Reitoria.

Junto com o IV Enipac serão realizados o III Encontro da Cátedra Unesco Brasil “Cultura, Turismo e Desenvolvimento” e o III Seminário Municipal de Políticas Culturais em Museus e Espaços de Memória/Primavera dos Museus. 

Clique aqui e saiba mais!

Programação 

Dia 18 

14h - 3º Encontro da Cátedra Unesco Brasil “Cultura,

Turismo e Desenvolvimento” 

Coordenação: professora Silvia Helena Zanirato (USP) 

Local: Anfiteatro II 

14h – 3º Seminário Municipal de Políticas Culturais em Museus e Espaços de Memória/Primavera dos Museus (Sistema Municipal de Museus). Coordenação: professor Gerson Machado (Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville) 

Local: Auditório 

19h – Abertura oficial. Conferência: “Patrimônio e sociedade: desafios do futuro”, com o professor Carlos Fortuna (Universidade de Coimbra/Portugal) 

Local: Auditório  

Dia 19 (Bloco C) 

Minicursos (manhã) 

Simpósios temáticos (tarde) 

18h – Mesa redonda: “Patrimônio cultural: usos do passado e experiências inovadoras”  

19h – Palestra “Patrimônio cultural e sociedade: usos do passado e tempo presente”, com o professor Antônio Gilberto Ramos Nogueira (Universidade Federal do Ceará) 

Palestra “Musealização da natureza e branding parks: espetacularização, mitificação ou sustentabilidade?”, com Charles Narloch, doutorando na Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins 

Local: Auditório  

Dia 20 

9h – Palestra “Patrimônio e arquitetura da paisagem”, com a professora Nicole Valois. - (Universidade de Montreal/Canadá)

Local: Auditório da Reitoria  

14h – simpósios temáticos 

Local: Bloco C  

18h – Exibição de curta-metragem 

Local: Auditório da Reitoria e Anfiteatro II  

19h – Encerramento. Conferência “Patrimônio Cultural na perspectiva pós-colonial”, com o professor Ralf Koerrenz (Friedrich Schiller Universität – Jena/Alemanha)