O Projeto de Reabilitação Cardiovascular e Metabólica da Univille, destinado a melhorar a qualidade de vida dos pacientes afetados por doenças do coração, comemora o primeiro ano da parceria com o Ambulatório de Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (HRHDS). A celebração tem data e evento: dia 28 de setembro será realizada uma Caminhada Comemorativa, às 8h, na pista de atletismo do campus. Cerca de 300 pessoas devem participar da caminhada, voltada aos cardiopatas envolvidos na reabilitação e aos obesos do programa Obesimor do hospital.

A equipe do projeto, coordenado pela professora Carla Werlang Coelho, envolve professores e estudantes dos cursos de Educação Física, Medicina, Farmácia, Enfermagem e Psicologia, além de uma professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente, um médico cardiologista mestrando e uma estudante de Nutrição. “O projeto desenvolve um trabalho inédito e inovador em Joinville. Todos os integrantes atuam tendo o paciente em recuperação no centro do processo e com proposta de trabalho interprofissional e colaborativa, oportunizando uma formação diferenciada com essa prática”, destaca a professora.

“A parceria do Hospital Regional com a Univille tem sido um sucesso, pois há intensa troca de informações sobre os pacientes e seus tratamentos, bem como discussão com a equipe de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Ambulatório de Reabilitação sobre o tratamento e evolução”, complementa.

A parceria acontece desde setembro de 2018.  Depois de o cardiopata passar pela reabilitação hospitalar nas fases 1 e 2, ele é encaminhado para a fase 3, que ocorre dentro da Academia Univille. Em média, a cada dois meses, são atendidos 18 pacientes pelo projeto.