Dois projetos da Univille estão entre os vencedores do Prêmio de Inovação de Joinville 2019, na categoria Academia. O anúncio do resultado foi feito no dia 4, no encerramento da Expoinovação 2019.

O projeto da equipe da professora Noeli Sellin, do Programa de Mestrado em Engenharia de Processos, que trata de uma inovação para a indústria galvânica, ficou com a 2ª colocação no prêmio. O grupo desenvolveu um produto químico que preserva as peças em polímero ABS cromadas, muito comuns na indústria da construção civil, e permite uma nova cromagem. Os produtos atuais causam deterioração durante o processo de remoção da camada metálica de peças defeituosas.

Segundo a professora Noeli Sellin, a preservação das peças contribui para a diminuição de resíduos industriais. “A reciclagem das peças decapadas contribui com a redução da disposição das peças defeituosas em aterros e reduz o uso de polímero virgem no processo industrial”, explicou. Também integram a equipe do projeto Ana Paula Kurek, bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos da Univille, e as acadêmicas de Engenharia Química Isabel Narloch Cardoso, Luana Orlandi de Aguiar e Giulia Herbst.

Prato comestível


Em 3º lugar na premiação ficou o projeto da Univille que trata do desenvolvimento de um prato comestível e biodegradável à base de celulose bacteriana, das professoras do Mestrado em Engenharia de Processos, Ana Paula Testa Pezzin e Andrea Lima dos Santos Schneider, e de Gastronomia, Marcia Luciane Lange Silveira. Fazem parte da equipe do projeto Ana Paula Kurek, bolsista de pós-doutorado, e Rafaela Vargas Oliveira, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária