A Semana Lixo Zero 2020 começou nesta sexta-feira e acontece até o dia 31/10. Seguindo os protocolos de distanciamento social, o evento será realizado de forma virtual, mas com a mesmo objetivo de sempre: conscientizar a população sobre o conceito lixo zero e a importância da sustentabilidade. O primeiro evento da Semana foi uma live na Recicla, cooperativa de reciclagem da zona Sul de Joinville, e destacou o modo de operação da organização, a importância da separação correta dos resíduos e as histórias das pessoas envolvidas neste processo.

A Univille, que é uma das instituições parcerias do evento, também participa da programação da Semana. Na segunda-feira, dia 26/10, no período das 14 às 18 horas, o Projeto Reciclar Univille realiza um mutirão de limpeza das principais ruas do Centro de Joinville. Todo o lixo recolhido será encaminhado para a coletiva seletiva, garantindo a destinação correta de cada resíduo. O local de encontro será na Rua Visconde Taunay, 235, Centro. A participação é livre, mas os interessados devem usar máscara e respeitar o distanciamento social.

Ainda na segunda-feira, Projeto Sabor de Sobra, do curso de Gastronomia, participa de uma transmissão ao vivo, às 17h30, para lembrar a população sobre o desperdício de alimentos e o que fazer para evitar o descarte desnecessário em uma Xepa Solidária. A equipe vai ensinar maneiras diferentes de reaproveitar alguns alimentos e transformá-los em receitas novas e nutritivas.  A produção será realizada pelos acadêmicos do curso e destina a uma instituição de Joinville. A live vai ser transmitida pelo Instagram no @sabordesobra

Design Lab

Com apoio do Mestrado Profissional em Design da Univille, o Design Lab: Mentoria Criativa para Sustentabilidade é uma proposta que auxilia negócios, empresas, empreendedores, marcas e organizações que têm a sustentabilidade como valor e ferramenta para transformação. Serão ofertadas mentorias e atividades para auxiliar os interessados.  

Você confere a programação completa em www.semanalixozerojoinville.com.br/agenda. Participe.