O pequeno Lucas Souza teve seu primeiro contato com o universo da Câmara de Vereadores no projeto Vereador Mirim, uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Joinville nas escolas da cidade.  Aos 10 anos, ele conheceu um pouco mais sobre o poder legislativo e, assim, entender a importância enquanto cidadão sobre as questões públicas. E hoje, aos 26 anos, Lucas é o vereador mais jovem entre os 19 candidatos eleitos no último dia 15/11.

Atuou em lideranças na igreja do bairro Jarivatuba, na Zona Sul de Joinville, em diversas frentes de atuação. Mas o desejo de transformar ficou ainda maior quando chegou ao ambiente da Univille como estudante do curso de Engenharia Civil e, assim, iniciou a sua participação no Diretório Central dos Estudantes (DCE). E foi nesta trajetória dentro da organização estudantil, principalmente em busca das bolsas de estudos, que percebeu a importância de fazer diferente.

“Foi o contato na nossa luta por bolsas de estudos que eu tive um contato muito próximo com a Assembleia Legislativa, com a nossa Câmara de Vereadores e perceber, muitas vezes, o quão a Câmara é pouco propositiva nas discussões e que nós poderíamos contribuir. Conseguimos aumentar uma política publica, conseguimos entregar resultado de 12 para 31 mil bolsas”, destacou.

Assim, com o desejo de auxiliar e promover o pertencimento de todos os moradores da cidade, Lucas decidiu entrar para a política. A experiência na política estudantil, segundo ele, reafirma a importância da formação humanística realizada pela Universidade e que auxilia nas relações pessoais. E propondo a conversa entre todas as regiões da cidade, o vereador eleito vai criar um gabinete móvel para ouvir as queixas dos moradores de todos os bairros e também com destaque nas redes sociais para as ações e comissões em que ele estará presente, principalmente nas de educação, cultura, esporte, ciência e tecnologia.

A experiência da juventude no legislativo municipal

Nesta última eleição, apenas quatro vereadores conseguiram a reeleição. Lucas acredita que isso é um reflexo do rompimento com as antigas práticas políticas. Ele também destaca que a energia, a garra e olhar dos jovens são importantes e podem ajudar nesta nova etapa da Câmara, visto que a juventude já tem grande influência no mercado, a sociedade e a vida da cidade.

“Eu sou o vereador mais jovem desta legislatura e o segundo mais jovem da história da cidade. Acho que é muito importante que nós possamos neste momento estimular os jovens a entrarem na política, darem a cara tapa neste meio que não é fácil, mas que nós precisamos ocupar, cada vez mais para termos pertencimento na cidade”, enfatizou.

E mesmo em meio aos desafios que 2020 trouxe, na eleição e fora dela, Lucas Souza tem muita esperança para os próximos anos de trabalho na Câmara de Vereadores. Mas também de muita responsabilidade e diálogo com os demais vereadores para a realização do trabalho durante o seu mandato, priorizando as pautas da juventude e todas que beneficiem a cidade de Joinville. “Pautas como esporte, como cultura, como turismo, pautas que de fato precisam ser aprimoradas na nossa cidade. Joinville retrocedeu nestes aspectos e a gente precisa, com muita humildade e capacidade de diálogo, fazer a diferença”, pontuou.

Uma trajetória desafiadora, mas que o futuro vereador quer construir com a participação de todos e também inspirar novas ideias nas pessoas que pensam em fazer a diferença. “Nunca deixe de lutar pelos seus sonhos, nunca deixe. Eu sei que é um ponto de chegada, mas também é um ponto de partida. Um ponto de partida para mudar a nossa cidade. Eu tenho a dizer que vale a pena lutar, vale a pena passar por momentos difíceis, momentos de resiliência e que chega um momento de fazermos a diferença", finalizou.