Você sabe a importância de descartar corretamente as lentes de contato que não usa mais? Para ajudar a população a realizar o descarte correto dos materiais, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Univille e o Instituto de Oftalmologia de Joinville firmaram um acordo para coletar as lentes usadas. Nos próximos dias, tanto a Universidade como o Instituto, terão coletores para que as pessoas possam realizar a destinação correta dos materiais.

O objetivo da parceria é conscientizar a população dos impactos causados pelas lentes em rios e nos mares. Segundo a coordenadora do curso, professora Bianca Goulart de Oliveira Maia, a preocupação com os canudos é grande, mas que os microplásticos estão na nossa rotina diária e nem conseguimos avaliar a proporção. “A comunidade será conscientizada e orientada sobre como realizar o correto destino dessas lentes, pois não devem ser descartadas em vasos sanitários ou ralos, porque essas lentes terminam nos mares, se transformando com o tempo em microplásticos, que causam tantos danos para a fauna marinha”, destacou.

Além da conscientização ambiental, as lentes descartadas corretamente vão ser úteis para os acadêmicos da Universidade, dos cursos de graduação, Mestrados e Doutorados, possam realizar pesquisas científicas sobre a reciclagem das lentes gelatinosas. A parceria com o Instituo também será importante para a realização de projetos de educação e conscientização ambiental. Uma das indústrias de lentes de contato produz, diariamente, 6 milhões de unidade e que, com a destinação irregular, boa parte destes objetos vai para os rios e oceanos, prejudicando o equilíbrio ambiental.