A Universidade vai receber o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina 2020 na categoria de Organizações Sem Fins Lucrativos, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). É a única organização de Joinville a ser contemplada com a certificação. O evento de premiação está marcado para o dia 7 de dezembro. 

O certificado é resultado de avaliação de balanços sociais realizada por uma comissão mista composta por representantes técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense. Empresas e organizações são avaliadas pelo desempenho em ações de responsabilidade econômica, social e ambiental no Estado, que devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), “demonstrando transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina”. 

A Univille mantém um Comitê de Responsabilidade Social, composto por representantes da gestão, professores, técnicos administrativos e estudantes, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. Os membros do Comitê são responsáveis pela promoção, acompanhamento e apoio das ações de Responsabilidade Social da Universidade.