Um dos prêmios mais importantes para os profissionais da área da computação, o Most Valuable Professional (MVP) da Microsoft premiou o professor da Univille Walter Coan. Docente dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software, Coan está entre os 200 profissionais da América Latina que receberam o prêmio e farão parte de um seleto grupo que receberá acesso às novidades da Microsoft em primeira mão.

O MVP reconhece líderes ativos na comunidade que promovem ou participam de ações para disseminar o conhecimento da tecnologia pelo mundo todo. Dentre palestras em eventos da área da computação, o professor Walter Coan tem no currículo diversos artigos sobre a Internet das Coisas (IOT), como How to connect Azure Sphere to Azure IoT, artigo referenciado no blog oficial da Microsoft. O docente também já recebeu o prêmio Hackster Impact Prize pelo projeto desenvolvido sobre a qualidade do ar em salas de aula cheias.

De acordo com o professor, o prêmio possibilita estreitar as relações entre a Microsoft e a Univille. “Antes do lançamento de uma nova tecnologia, os MVPs têm a oportunidade de participar de discussões e auxiliar no aprimoramento deste novo produto”, explica Coan.

Hoje, a universidade promove dois grandes eventos ligados à empresa: o SQL Saturday e o Global Azure. Os eventos recebem profissionais da computação para discutir sobre os softwares da Microsoft. O SQL Saturday acontecerá dia 18 de abril e o Global Azure dia 25 de abril, ambos no campus Bom Retiro da Univille.

História antiga

A Univille já possui histórico com a Microsoft. Desde 2016, o professor dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Software, Rodrigo Dornel, já foi premiado quatro anos seguidos com o título Most Valuable Professional (MVP) pelos trabalhos e ações que promove na área da computação. O docente é envolvido em eventos como o SQL Saturday, Global Azure Bootcamp, Imagine Cup, Floripa TechDay e Interop 360.

Também ligada à empresa, Georgia Jandira Spirandeli era acadêmica do 4º ano do curso de Engenharia de Software, em 2019, quando foi eleita uma das embaixadoras do programa Microsoft Student Partners. Desde o 2º ano da graduação a estudante participava como voluntária na organização e promoção de eventos e palestras de tecnologia dentro e fora da Instituição. Segundo a acadêmica, as atividades voluntárias fazem parte dos critérios para ingressar no programa, e todo o aprendizado adquirido contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional. “Fazer parte de um programa da Microsoft agrega muito ao currículo. E é uma grande oportunidade de aprender e usar esse conhecimento para a produção do TCC”, justificou Georgia.