Realizado em Florianópolis, aconteceu o 4º Encontro da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) de Santa Catarina, na sede da ACATE. No evento, a professora Andréa Tamanine, vice-presidente da Rede de Núcleos de Inovação de Santa Catarina e Assessora da Agência de Inovação da Univille, a Agitte, realizou a apresentação e discussão dos 14 projetos aprovados na Chamada Pública FAPESC nº 14/2019 – Programa de Apoio à Implantação e Consolidação de Núcleos de Inovação Tecnológica a fim de serem identificadas as possibilidades de ação em rede.

Estiveram presentes à discussão autoridades do âmbito da inovação no Estado, como Fábio Zabot Holthausen, Presidente da FAPESC e Sandro Yuri Pinheiro, Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina. Os Núcleos de Inovação são responsáveis pela gestão de política institucional de inovação de instituições que têm como missão, dentre outras, executar atividades de pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico, como é o caso da Univille.

Os Núcleos de Inovação Tecnológica, conforme previsto na Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, são setores que têm como finalidade gerar e gerir as políticas de inovação e empreendedorismo, criando estratégias para a promoção e a utilização do conhecimento para gerar e novas tecnologias e o próprio uso destas tecnologias para promover qualidade de vida e sustentabilidade na sociedade.