Os desafios da atualidade no ensino e na aprendizagem foram o tema em destaque dos talks da abertura, nesta segunda-feira (10), do 1º Seminário de Boas Práticas no Ensino Superior da Univille 2020 - o Unintegra, que prossegue até sexta-feira.  O Seminário faz parte do Programa de Formação Docente Intensiva da Univille, que tem como foco a inovação pedagógica, um dos projetos em evidência do Planejamento Estratégico Institucional da Universidade (PEI 2017-2026).

Talks são uma forma inovadora de apresentação de um assunto ao público, com uso de recursos de tecnologia, design e entretenimento. “A ideia é proporcionar uma formação mais dinâmica, com troca de experiências para fomentar debate e interação”, explica o professor Haro Schulenburg, assessor do Centro de Inovação Pedagógica (CIP), setor responsável pela organização do encontro anual que marca o retorno das atividades docentes na Instituição e tem como foco o aperfeiçoamento. Os convidados para os talks da abertura foram os professores Gustavo Borba, da Unisinos (RS) e Bruno Malheiros, da PUC-Rio, vencedor do Prêmio Jabuti 2013 na Categoria Educação.

Na programação do Unintegra 2020 estão previstas 50 atividades divididas em 45 temas, entre minicursos, comunicações orais e relatos de experiências de abordagens em sala de aula feitas por professores da Instituição. Dez relatos vão abordar temas específicos das áreas, diretamente conectados com demandas indicadas. Os trabalhos serão publicados em Anais do evento.