A Univille foi reconhecida como uma das universidades mais empreendedoras do País, com destaque para os indicadores de Inovação (3º lugar) e Infraestrutura (12º), no mais recente Ranking das Universidades Empreendedoras do Brasil, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). Foram avaliadas 123 Instituições de Ensino Superior. Na classificação geral, feita através de pesquisa, coleta e análise de dados das universidades, a Univille ficou em 36º lugar e 5º em Santa Catarina. Além de Inovação e Infraestrutura, são analisados outros quatro indicadores: Cultura Empreendedora, Internacionalização, Extensão e Capital Financeiro.

O diretor executivo do Inovaparq, coordenador da Câmara de Inovação da Acafe e representante da entidade no Pacto pela Inovação de Santa Catarina, o professor da Univille Marcelo Leandro de Borba, atribui a conquista à relevante proximidade entre as ações da Universidade e as empresas da região, com ênfase para as empresas instaladas no Inovaparq.

“Também é destaque a área de prestação de serviços, que atua na consolidação das relações IES-empresas e que busca atender às demandas da sociedade empresarial da região. Ator importante no ecossistema de inovação da Univille é a Agitte (Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia), que atua na conscientização da importância da pesquisa aplicada junto à comunidade de pesquisadores da Instituição”.

O reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, destacou a inserção da universidade no ecossistema de inovação e empreendedorismo. “Entre os desafios contemporâneos enfrentados pelas universidades está o de proporcionar aos estudantes e professores vivências que oportunizem o desenvolvimento de competências cada vez mais demandadas pela sociedade, dentre as quais estão o pensamento crítico, a comunicação, a colaboração e a criatividade. Neste sentido, as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Empreendedorismo, pelo Inovaparq e suas três incubadores, pelas empresas júnior e outros projetos e programas da Universidade promovem um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo."

Rede articulada

A Universidade possui uma rede articulada nos segmentos de inovação e empreendedorismo que envolve, além do Inovaparq (Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região), que é mantido pela mesma Fundação (FURJ) e tem três incubadoras, a Agitte, o Programa Estruturante de Empreendedorismo, o UniCo Univille Coworking, a Fábrica de Software e os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).