O infectologista e professor do curso de Medicina da Univille, Tarcisio Crocomo, que integra o Comitê Interno de Ações de Prevenção ao Contágio pelo Coronavírus da Univille, alerta para a necessidade de medidas de prevenção ao contágio pelo coronavírus, com destaque para a etiqueta no momento de espirrar ou tossir. “Evite usar as mãos, para não contaminar outros ambientes ao tocar. Se usar as mãos, lave imediatamente com água e sabão ou álcool em gel 70%. O correto é usar o braço ou o antebraço para cobrir nariz ou boca, ou um lenço descartável”.

O professor chama a atenção também para a higiene das mãos ao tocar em superfícies coletivas, como mesas e corrimões, que podem estar contaminadas. O procedimento é o mesmo, lavar bem as mãos ou recorrer ao álcool gel. “Evite levar as mãos aos olhos e à boca”, enfatiza.

Segundo o infectologista, são medidas importantes que também servem para evitar o contágio e a disseminação de outras doenças do gênero como H1N1 e influenza, que ainda são registradas no País. Confira mais sobre o assunto com o dr. Tarcisio Crocomo no instagram.

Vale lembrar outras recomendações do Ministério da Saúde, como evitar aglomerações e contato físico como aperto de mãos, abraços e beijos.