Cerca de 160 acadêmicos do curso de Medicina da Univille vão atuar como voluntários atendendo a comunidade em duas ações da Prefeitura de Joinville/Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Joinville para evitar a disseminação da COVID-19 (coronavírus). As duas iniciativas são coordenadas pelo Ministério da Saúde.

“Nossos acadêmicos vão passar por uma experiência única, nacional, uma vivência muito importante em termos de formação”, enfatiza o coordenador do curso de Medicina da Univille, professor Tiago Veras. Para Maria Educarda Miano, representante da turma do 12º semestre de Medicina, a experiência vai ser um grande aprendizado para os acadêmicos do curso. “Vamos aprender muito com todos, pois é a primeira vez que todos nós vamos vivenciar esse tipo de atendimento, cumprindo o papel fundamental de ajudar a população. É desafiador, mas estamos empolgados para iniciar as ações”, acentua. 

Uma das ações, que começou a funcionar hoje (dia 30), é o Web-Saúde Joinville, em que 83 alunos do 5º ano de Medicina da Univille vão ficar de prontidão para atender a população de Joinville para tirar dúvidas sobre a doença por meio de mensagens pelo aplicativo WhatsApp. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para usar o recurso, basta adicionar o número 3481-5165 e enviar uma mensagem via Whatsapp para ter acesso ao serviço. 

“O Web-Saúde é mais uma ferramenta para evitar idas desnecessárias às unidades de saúde. O serviço vai auxiliar de forma prática a comunidade para que tire as suas dúvidas e, caso precise deslocar-se, ser orientado para ir à unidade adequada”, evidencia o secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva.

Centro de Triagem

A segunda ação da SMS em parceria com a Univille, contando também com a iniciativa privada, é o Centro de Triagem do Coronavírus, começa a funcionar, a princípio, a partir de quarta-feira (1º/04), no ginásio de esporte da Tupy. O serviço de atendimento presencial vai ser prestado por 76 acadêmicos do 6º ano de Medicina da Univille. Os atendimentos serão coordenados pelo professor do curso de Medicina e médico infectologista Luiz Henrique Melo. A estrutura ainda aguarda a reposição de equipamentos de proteção individual para começar a prestar o atendimento. O objetivo do Centro de Triagem do Coronavírus é evitar a superlotação dos hospitais da cidade.

Segundo a SMS, vai ser a principal concentração do direcionamento das pessoas que estão com sintomas semelhantes aos do coronavírus (coriza, tosse, mal-estar, febre alta e falta de ar). Mas a Secretaria alerta: as pessoas só devem procurar esse setor depois de passar pela indicação feita pelos canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde. “As pessoas que tiverem apenas sintomas fracos da doença devem ficar em casa e tomar os cuidados para recuperação”, destaca o secretário da Saúde de Joinville.