Prezados estudantes, esperamos que estejam bem!

Estamos em um momento excepcional, no qual a saúde das pessoas está em primeiro lugar, por isso as nossas atividades acadêmicas foram suspensas.

Diante deste cenário e preocupados com os possíveis desdobramentos e ampliação do período de suspensão das aulas presenciais, desde segunda-feira, dia 16 de março, várias equipes estão se reunindo periodicamente para planejar ações que possam diminuir o impacto desta suspensão, sempre de acordo com as normativas e recomendações oficiais (Comitê Interno de Prevenção ao Contágio pelo Novo Coronavírus da Univille; Decreto Estadual Nº 515, de 17 de março de 2020; Portarias n° 343 e 345 do Ministério da Educação, entre outros).

A primeira ação foi analisar o impacto da suspensão das aulas presenciais no calendário acadêmico. Esta análise  demonstrou que se mantivermos totalmente suspensas as atividades presenciais, nós corremos o risco de perder o semestre e ainda avançar nos meses de julho e dezembro de 2020 e janeiro e fevereiro de 2021, uma vez que o Governo do Estado de Santa Catarina assinou o decreto de suspensão por 30 dias, ou seja, as aulas presenciais não podem ser retomadas antes do dia 17 de abril, podendo ocorrer prorrogação.

Porém, sensível a esta situação, o Ministério da Educação publicou as Portarias n° 343 e 345 que autorizaram, em caráter excepcional, as instituições de ensino superior a substituir as disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação pelo período de 30 dias, prorrogáveis a depender de orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais e municipais. Observando-se que a instituição deverá informar ao MEC a decisão tomada.

Diante da análise destas informações, a Reitoria, em conjunto com os comitês de áreas e coordenações de cursos, dialogando com as lideranças estudantis, decidiu iniciar a preparação de aulas com o uso de tecnologias da informação e comunicação, ao mesmo tempo em que submeterá ao Conselho Universitário a proposta da adoção desta solução, que está amparada pelas regulamentações do Ministério da Educação. A proposta a ser apresentada ao Conselho Universitário é de substituirmos as aulas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias da informação e comunicação de 30 de março a 17 de abril, que poderá ser prorrogável de acordo com novas determinações dos órgãos oficiais.

Sabemos que este é um momento delicado. Muitos de vocês estão apreensivos, por vários motivos, mas precisamos manter a calma e a tranquilidade para enfrentarmos este período excepcional e de emergência. No dia 23 de março, realizamos uma reunião virtual com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Centros Acadêmicos (CA) e Atléticas onde pudemos responder dúvidas e encaminhar propostas para as situações levantadas pelos discentes. E reiteramos o compromisso de manter o diálogo na construção de soluções para os desafios deste período de suspensão de aulas presenciais.

Temos várias equipes trabalhando para o retorno às atividades no dia 30 de março. Coordenadores de comitês, coordenadores de curso, equipes técnicas e professores estão preparando atividades e conteúdos referentes às disciplinas/componentes curriculares em que vocês estão matriculados neste ano. Além de empregar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do sistema Enturma, no portal da Univille, onde vocês acessam com usuário e senha, estão disponibilizadas ferramentas como o MS-Teams para que professores e estudantes possam interagir durante o horário das aulas. Neste modelo, as aulas serão disponibilizadas por meios e tecnologias de informação e comunicação e o professor estará disponível no horário de aula.

Destacamos que é muito importante que tenhamos cuidado e clareza quanto às definições de termos. Este é um pedido muito especial, e queremos esclarecer a todos e todas QUE NÃO ESTAMOS MIGRANDO PARA A MODALIDADE EAD.


Por isso esclarecemos abaixo o que significa cada um dos termos:

EaD – modalidade de ensino em que o estudante matriculado em um curso EaD desenvolve as disciplinas a distância;

Semipresencial – abrange o desenvolvimento de atividades por meio de tecnologias de informação e comunicação por estudantes matriculados em cursos presenciais que adotaram em seu Projeto Pedagógico tais práticas considerando a legislação e regulamentação institucional; e

UniVirtual – estratégia adotada nos cursos presenciais em razão da suspensão temporária de aulas presenciais em virtude da pandemia do novo coronavírus. Consiste em substituir aulas presenciais por aulas que empreguem tecnologias da informação e comunicação conforme preveem as portarias 343 e 345 do MEC.


Caso o estudante tenha dificuldade em acessar os meios virtuais, pode entrar em contato com a equipe de TI da Univille, por meio do endereço suporteti@univille.br, que estará à disposição para atendê-lo.

Em relação aos estudantes com deficiência, a Central de Relacionamento com o Estudante (CRE) está à disposição para suporte. Um profissional estará disponível para atendimento pelo e-mail cre@univille.br e pelo WhatsApp (47) 9 8429-1013.

Salientamos que as aulas acontecerão virtualmente nos dias e horários conforme já ocorriam presencialmente na Universidade. Os professores estarão online no horário de aula para orientá-lo e esclarecê-lo a respeito do conteúdo da aula e das atividades propostas. Mas lembre-se, NOS HORÁRIOS DE AULA, afinal estamos apenas encontrando uma alternativa virtual para que as aulas aconteçam e você tenha acesso aos professores e colegas de turma.

Acrescentamos que estas medidas estão sendo tomadas para garantir a exigência legal quanto ao número de dias letivos e ao cumprimento da carga horária prevista no Projeto Pedagógico do Curso, ainda impactando na alteração do calendário acadêmico.

A formação de qualidade é uma das nossas diretrizes e está apontada na missão da Universidade: “Promover formação humanística, científica e profissional para a sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, comprometida com a sustentabilidade socioambiental.”.  Por isso, temos a certeza de que todos nós, professores, estudantes e pessoal administrativo iremos superar de forma colaborativa este período de suspensão de atividades presenciais.


Joinville, 23 de março de 2020.

Equipe da Pró-Reitoria de Ensino.