O Conselho Universitário da Univille aprovou, no dia 25 de março, medidas relacionadas ao ano letivo de 2020 considerando as regulamentações oficiais do Ministério da Saúde, do Ministério da Educação e do Governo do Estado de Santa Catarina frente à pandemia do coronavírus.

As medidas aprovadas visam o cumprimento dos 200 dias letivos e da carga horária prevista no Projeto Pedagógico de cada curso de graduação.

O calendário acadêmico geral da graduação presencial passou a considerar:

30 de março a 17 de abril - Retorno das atividades de ensino, sendo que as aulas presenciais serão substituídas por aulas utilizando tecnologias de informação e comunicação.

18 de abril - Retorno das aulas presenciais.

11 de julho - Término do primeiro semestre para cursos anuais e semestrais, exceto 2ª a 5ª série do curso de Psicologia.

27 de julho - Início do segundo semestre.

No período de 30 de março a 17 de abril, prorrogável de acordo com determinações de órgãos oficiais:

- Os professores estarão online no horário das aulas de suas disciplinas para interagirem com os alunos e desenvolverem atividades utilizando o Ambiente Virtual da Univille (Enturma), o MS-Teams Univille para realização de videoconferência e outras ferramentas de Tecnologias de Informação e Comunicação;

- A frequência dos estudantes no ambiente virtual, durante o horário de cada disciplina, será apurada pelo professor por meio da realização das atividades e/ou de avaliações de aprendizagem;

- O registro das atividades no Diário de Classe será feito pelo professor com a observação de que ocorreram por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação.

No caso de órgãos oficiais prorrogarem a suspensão de aulas presenciais, a substituição por aulas utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação será estendida.

O cronograma das disciplinas será revisto pelo professor para que as aulas de laboratório e aulas de campo sejam realizadas a partir do retorno das aulas presenciais.

Os Estágios Curriculares Supervisionados estão sendo replanejados pelas coordenações de cursos, considerando as especificidades dos campos de estágios e das áreas de formação de cada curso.

As coordenações e professores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu revisaram o cronograma de aulas e bancas e informarão aos respectivos estudantes, mantendo-se os informes contidos no comunicado específico aos pós-graduandos, emitido em 25 de março.

A Pró-Reitoria de Ensino e as coordenações dos cursos de Medicina e Educação Escolar Quilombola estão reestruturando o calendário dos cursos e informarão oportunamente aos estudantes.

Lembramos que os canais anteriormente divulgados continuam abertos para comunicação, em especial:

- Para suporte no que diz respeito às ferramentas tecnológicas, entre em contato com suporteti@univille.br;

- Para suporte no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiência, entre em contato com cre@univille.br ou pelo Whatsapp (47) 98429-1013;

A Univille continua monitorando a situação. Novas medidas poderão ser tomadas conforme as orientações dos órgãos oficiais.

Pedimos a compreensão de todos neste momento excepcional e delicado, para que todos possamos dar continuidade, da melhor maneira possível, às atividades educacionais e administrativas da Univille. Tão logo tudo se regularize, todos poderemos retornar à nossa rotina normal.

Joinville, 27 de março de 2020.
Reitoria.