A Univille São Bento do Sul finalizou, no dia 12 de março, a 16ª Gincana do Calouro Solidário com uma animada festa de encerramento. O evento tem como objetivo recepcionar os mais novos acadêmicos com atividades de integração e solidariedade entre calouros e veteranos. Mais do que uma competição, a Gincana é um evento de integração. Em mais um ano, a festa foi contagiante e serviu ao seu propósito que é unir calouros e veteranos em uma grande comemoração. Ao todo 9 equipes participaram da gincana dos Calouros: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito Matutino, Direito Noturno, Engenharia Mecânica, Gestão Comercial, Psicologia e Licenciatura em Química.

Durante duas semanas, os calouros tiveram que cumprir diversas tarefas que somaram pontos. Entre as atividades propostas estava a arrecadação de alimentos (cestas básicas) para doação a hospitais e entidades beneficentes de São Bento do Sul e região. Esse ano, a Gincana do Calouro Solidário da Univille Campus São Bento do Sul arrecadou 4,3 toneladas de alimentos não-perecíveis, que foram doados para os hospitais de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre, além das entidades CERENE, ACEPRED Rio Negrinho, Comunidade UAS e APAE.

Além dos alimentos, foram arrecadados 50 cortes de cabelo em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante o encerramento, as pessoas presentes puderam ver uma apresentação que a comissão preparou mostrando o antes e depois de todos que contribuíram. Os cabelos foram doados para a Rede Feminina para confecção de perucas. Os acadêmicos também contribuíram com o projeto de incentivo à leitura - PROLER, coordenado pela professora Simone Lesnhak Willemann, com a doação de 1.131 livros de literatura, 1.249 livros infantis e 457 revistas para abastecer as estantes comunitárias mantidas pelo projeto.

Além das arrecadações, os calouros tiveram que cumprir tarefas para somar pontos. Entre elas estava o “Pagando Mico” em que os alunos sorteavam o mico que deveriam cumprir vindo para a universidade caracterizados. Dentre os micos estavam pintar o rosto com o tema da graduação, usar pantufas, ficar em sala de aula com capa de chuva, usar touca de banho ou toalha enrolada na cabeça, andar pela universidade com uma espada de papelão, usar tênis de cores diferentes e por aí vai. Os alunos ainda somavam mais pontos se o professor também estivesse cumprindo o mico.

Outra tarefa, dessa vez virtual, era o grito de guerra. Cada equipe participante tinha que gravar e enviar o grito de guerra para a comissão. No dia do encerramento, as equipes também tiveram que performar seu canto de batalha para somar pontos. No dia do Encerramento também teve a apresentação “Imitação de clipe” em que os alunos precisam escolher um clipe e encená-lo para todos. As apresentações mais parecidas e mais criativas ganham mais pontos.

De todas as atividades realizadas na Gincana do Calouro Solidário, a que gerou mais engajamento foi a disputa online do Garoto e Garota Caloura 2020. Perto de 57 mil pessoas visualizaram, comentaram e votaram nos candidatos. Os ganhadores foram Gabriel Eduardo Wielgosz de Paula do curso de Direito Matutino e Kauany Nogueira Prestes de Souza de Psicologia. Gabriel tem 17 anos, 1,80m, olhos castanhos, nasceu em Rio Negrinho, gosta de Jogar games online, escutar música e assistir Netflix e tem como sonho se formar, começar a trabalhar para possuir uma vida estável e viajar pelo mundo. Já Kauany tem 19 anos, 1,67m, olhos pretos, nasceu em São Bento do Sul, gosta de socializar em grupo e em diversos momentos e ocasiões e tem o sonho de através da psicologia ajudar o maior número de pessoas possível.

Para essa Gincana os jurados foram o professor Eduardo Silva, diretor do campus da Univille São Bento do Sul; Juliano Ferreira, professor de dança e coreógrafo; Maurício de Souza, professor de Educação Física e coreógrafo de Danças Urbanos do grupo D-Evolution; e Daiane Zavídizi, bailarina e coreógrafa do grupo de Danças Urbanas do D-Evolution. Os cinco jurados tiveram a missão de julgar os clipes e o mascote para somar com o restante da pontuação das atividades da 16ª edição da gincana.  A 3ª colocada foi a equipe de Arquitetura e Urbanismo com 43.205 pontos. Já o 2º lugar ficou com o pessoal de Licenciatura em Química com 44.645 pontos. E o 1º lugar ficou com os calouros de Administração com 112.548 pontos.