A quarentena nos impõe uma drástica mudança em nossas rotinas e pode se transformar em um desafio para nossa saúde mental. "É uma jornada que pede um intenso autocuidado que reflete no bem-estar e saúde social. Estamos fazendo juntos, mas é temporária e da qual tiraremos uma grande aprendizagem e que não deve ser encarada de modo negativo", enfatiza a psicóloga Marciane Cleuri Pereira Santos, vice-coordenadora do curso de Psicologia da Univille. O Serviço de Psicologia da Univille, Clínica Escola de Psicologia, dá dicas de como manter a mente saudável para passar por esse período da melhor maneira possível.

Uma delas é evitar o excesso de informação. "Nas redes sociais, circulam muitas notícias falsas, sensacionalistas, que podem colocar as pessoas em alerta constante. A consequência é o aumento dos níveis de ansiedade e estresse, além de interferir na capacidade de discernimento", adverte Anne Carolina Silva, responsável técnica pelo Serviço de Psicologia. Ela aconselha conferir as notícias só uma vez por dia, em fontes confiáveis.

Outra dica importante: deixe o pessimismo pra lá!. "Causa ansiedade e nos impede de enxergar novas possibilidades". Permaneça ativo, crie projetos, faça exercícios físicos, gerencie sua rotina, pois, segundo Anne, a falta de atividade gera desânimo. "Mantenha o pensamento positivo e produtivo".

Quer saber mais dicas? Acesse o Facebook do Serviço de Psicologia Univille