Os 75 estudantes de Medicina da Univille que estão atuando no Centro de Triagem do coronavírus em Joinville vão participar dos esforços da Secretaria da Saúde para a realização de testes da Covid-19 na cidade. Na última quarta-feira, dia 22, o grupo foi treinado pela Vigilância Epidemiológica para coleta de material para testes em pacientes com suspeita da doença atendidos no Centro de Triagem. Os acadêmicos foram preparados para realizar o teste Swab, com a coleta de mucosa nasal e oral. O procedimento começa na próxima semana. 

Segundo informação da Secretaria da Saúde, os testes serão feitos somente em pacientes que apresentarem os sintomas da doença e que se encaixem nos critérios clínicos definidos pelos médicos. As coletas serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina, o Lacen, em Florianópolis. 

Centro de Triagem

Implantado pela Secretaria da Saúde em parceria com a Univille e a iniciativa privada, o Centro de Triagem começou a funcionar no dia 1º de abril, na Associação Atlética Tupy. A média de atendimento é de 30 pessoas por dia. A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. 

Os acadêmicos do 6º ano de Medicina da Univille prestam o  serviço de atendimento presencial, coordenado pelo professor do curso de Medicina e médico infectologista Luiz Henrique Melo. O objetivo do Centro de Triagem é evitar a superlotação dos hospitais da cidade. (foto: Rogério Silva/Secom)