A quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus pode representar um desafio adicional para quem costuma usar muito o cartão de crédito nas compras. "As pessoas às vezes se perdem no valor que estão gastando com o cartão de crédito, até por conta de facilidades como comprar pela internet e delivery (muito usado durante o isolamento social), e acabam perdendo o controle dos gastos" alerta a economista Jani Floriano, professora do curso de Economia da Univille e coordenadora do projeto de extensão universitária Finanças Pessoais, que auxilia gratuitamente a população. 

A dica da professora é simples e eficaz: pegar a fatura do cartão e anotar todos os gastos, classificando prioridades e identificando supérfluos, aquilo dá para cortar. 

A ameaça de descontrole na contas cresce também com as novas facilidades que os bancos lançaram para o período de isolamento social, com aumento do limite do cartão e até reducão de juros. É importante lembrar que os juros do cartão de crédito no Brasil são alguns dos mais altos do mundo. Segundo o Banco Central, giram em torno de 290% ao ano, isso para quem opta pelo pagamento mínimo.