Univille e Concordia Universty of Edmonton (CUE), da província de Alberta (Canadá), planejam o desenvolvimento de pesquisas em parceria na área de Inteligência Artificial, com foco nos segmentos de saúde e, possivelmente, meio ambiente. Equipe das duas universidades, que mantêm acordo de cooperação técnico-científica desde 2018, realizaram no dia 28 de abril a primeira vídeoconferência para discutir as primeiras ações em colaboração. No encontro virtual, identificaram softwares em comum utilizados pelas duas instituições para o desenvolvimento dos estudos. 

Participaram da videoconferência os professores da Univille Paulo Bousfield, Edson Torrrens e Leanderson André, dos cursos de Engenharia de Software e Sistemas de Informação, a assessora internacional da Univille, Thaís Cristina da Rocha, e nove canadenses entre pesquisadores, profissionais do centro de pesquisa aplicada, profissionais de comunicação, assistentes e o vice-presidente de Pesquisa da CUE, Manfred Zeuch. Os próximos passos serão a troca de materiais escritos sobre o tema para identificação de outros trabalhos e estudos já desenvolvidos na área ou similares. 

“Apesar dos principais projetos de internacionalização da Univille estarem suspensos devido à pandemia do novo coronavírus, seguimos com as parcerias desenvolvendo projetos on-line até que possamos voltar a trabalhar com as visitas internacionais e programas de curta duração no exterior, por exemplo”, enfatiza a assessora internacional da Universidade.