Em meio à pandemia, ganha evidência a saúde mental e física dos profissionais da saúde que estão na linha de frente do atendimento à população para o combate à Covid-19. Em Joinville, cerca de 130 desses profissionais, servidores do município, vão ser beneficiados pelo Reiki, uma prática terapêutica vibracional que promove o equilíbrio em todos os níveis - corpo, mente e espírito. A aplicação da técnica oriental inicia a partir de 23 de abril por dois funcionários da Secretaria da Saúde. A partir do dia 4 de maio, as aplicações vão ser feitas a distância também por sete acadêmicos do curso de Naturologia da Univille, por solicitação do órgão de saúde. 

Os acadêmicos vão atuar na forma de serviço voluntário e têm formação em Reiki no nível II ou III, segundo a coordenadora do curso, professora Ana Paula Filippi. "O Reiki é uma técnica de canalização da energia Universal. Para quem pratica, é um estilo de vida. Para quem recebe, um carinho na alma!!!", destaca. 

"Essa proposta surgiu da vontade de proporcionar aos profissionais de saúde uma forma de cuidado, e o Reiki a distância foi escolhido por ser uma técnica segura e eficaz neste momento, auxiliando na diminuição do stress, trazendo um equilíbrio mental, físico e emocional. E os profissionais aderiram muito bem a este convite de realizar esta Prática Integrativa e Complementar", enfatiza Claudineia da Rosa Ferla, representante do Grupo Condutor Reiki da Secretaria da Saúde. 

Regina Clemente, uma das acadêmicas de Naturologia que vão participar da ação, faz parte de um grupo que envia Reiki a distância para quem solicita via Whatsapp. "Sou Reikiana nível III desde 2015 e só faço trabalho voluntário. Fiz atendimento presencial no Lar Abdon Batista por dois anos e também no Lar de Idosos Longevita, além de autoaplicação diária para melhorar minha formação como ser humano."