Em tempos difíceis, as notícias têm sido majoritariamente negativas, mas é diante da dificuldade que nasce a solidariedade e o sentimento comunitário. Foi assim que a estudante do 5º ano do curso de Psicologia da Univille, Thais Caroline de Souza, e a amiga Nathalia Gallucci criaram uma rede colaborativa para doar mantimentos a famílias da comunidade do Beco do Caminho Curto.

Foram arrecadados mais de R$ 1,2 mil, revertidos em alimentos e produtos de higiene para 26 famílias da comunidade. Ao todo, foram comprados 425 itens de supermercado, entre eles arroz, feijão, leite, detergente, creme dental e fraldas.

A iniciativa foi resultado de uma corrente de colaboração que iniciou com a vontade da estudante de Psicologia. De acordo com Thais, o primeiro passo foi entrar em contato com o projeto Caminho Curto, por meio da professora Sirlei de Souza e da bolsista do projeto, Aline Krein Moletta, estudante do 3º ano do curso de Enfermagem, que realiza atividades de extensão universitária na comunidade. “Nos auxiliaram com os principais contatos e o que comprar, já que elas conhecem a comunidade e já pensavam em realizar algo. Além disso, me passaram o contato de professores que divulgaram entre a comunidade acadêmica”, explicou Thais.

Todo o trabalho foi realizado em plataforma digital. “Como nós devemos ficar em casa, eu comprei por um mercado que é totalmente online e programei a entrega direto no Beco do Caminho Curto”, concluiu a estudante.

Além da arrecadação promovida pela cadêmica, o Comitê de Responsabilidade da Univille também está arrecadando alimentos não perecíveis e produtos de higiene. Os mantimentos podem ser entregues na guarita do pórtico 1 da Universidade, das 8h às 19h.