O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Univille protagonizou a realização da primeira Banca Examinadora virtual da Universidade, motivada pela suspensão das atividades presenciais devido à pandemia do coronavírus. A banca examinou a tese de doutorado apresentada pela aluna Sandra Ana Czarnobay, como um dos requisitos à concessão do grau de doutora em saúde e meio ambiente, na área de concentração em Saúde e Meio Ambiente.

A defesa foi feita de forma presencial pela aluna, com a participação presencial do orientador, no Campus Universitário, e de forma virtual pelos demais membros, utilizando tecnologia de comunicação à distância, em ambiente seguro e com gravação da sessão).

A tese tratou de estudo sobre excesso de peso corporal iniciado em uma maternidade pública de Joinville e que acompanhou mães e seus filhos durante 6 anos de seguimento (2012-2018). O estudo ainda está em andamento e investiga fatores associados ao excesso de peso corporal do par mãe-criança. O estudo mostrou que o Índice de Massa Corporal (IMC) pré-gestacional excessivo, o ganho excessivo de peso durante a gestação e crianças nascidas grandes para a idade gestacional são importantes preditores de excesso de peso no par mãe-criança.

“Políticas públicas devem ser estabelecidas antes e durante a gestação para evitar uma condição de obesidade materna e a manutenção de um ciclo de excesso de peso corporal ao longo dos anos”, sugeriu a aluna na conclusão da tese.

Participaram da banca os professores da Univille Marco Fabio Mastroeni (orientador da aluna e presidente da banca), Silmara Salete de Barros Silva Mastroeni (coorientadora), Maria Beatriz Reinert do Nascimento, e os professores Patrícia de Fragas Hinnig, da UFSC, e Luciane Peter Grillo, da Univali.