Causado pela pandemia do coronavírus, o isolamento social fez as atividades presenciais de ensino serem interrompidas. Em busca de uma alternativa, desde 30 de março, as aulas na Univille acontecem por meio de ferramentas online, levando os professores a adaptar suas atividades e encarar um novo modo de ensinar. Pensando nisso, quase 110 docentes da universidade participaram, na quinta-feira (7), de um workshop virtual sobre as práticas de aprendizagem por meio de plataformas digitais. A “reunião” deve acontecer todas as semanas até o retorno normal das atividades, a fim de proporcionar a troca de experiência entre os docentes.

O encontro virtual, promovido pelo Centro de Inovação Pedagógica (CIP) e a Unidade de Educação a Distância (UnEaD), trouxe o relato das professoras Aline Zils e Priscila Franczak, dos cursos de Enfermagem e Engenharia Ambiental e Sanitária, respectivamente. As docentes falaram sobre como têm ministrado as aulas, desde práticas pedagógicas, registro de atividades e a ferramenta do Enturma. De acordo o assessor do CIP, Haro Schulenburg, é fundamental compartilhar as situações que surgem a cada semana. “O importante é proporcionar capacitação e formação dos professores a partir da troca de informações e experiências, sempre visando a qualidade do ensino”, explicou.

O encontro virtual acontece no Microsoft Teams, as quintas-feiras, a partir das 17 horas, pelo link bit.ly/univirtualworkshop.