Cuidar do outro que precisa de ajuda, em pleno distanciamento social. Os projetos de extensão das universidades comunitárias, que atendem demandas da população o ano todo, tiveram que se reinventar diante do desafio representado pelo isolamento social decorrente da pandemia do Covid-19.

Nessa segunda-feira (25), em encontro virtual da Câmara Sul do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias (ForExt) 2020, professores e alunos compartilharam suas experiências para manter o atendimento das comunidades nesse período, além de turbinar a motivação e o engajamento de todos. A Univille apresentou sete relatos no encontro virtual, que teve a participação de 14 IES do Sul do País.  Os trabalhos serão disponibilizados como Anais do Encontro ForExt – Câmara Sul 2020.

“O objetivo do encontro é socializar com a comunidade os resultados obtidos em ações de extensão, além de demonstrar a forte interação existente entre as bases formadoras da universidade e incentivar, cada vez mais, o fortalecimento da extensão universitária como ferramenta na promoção da melhoria da qualidade de vida da comunidade”, enfatizou a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Yoná Dalonso, é a atual coordenadora da Câmara Sul do ForExt.

Uma das experiências da Univille relatadas no encontro vai dar origem uma animação, intitulada ‘Vamos combater o vírus’ que está sendo produzida por vários professores e estudantes do curso de Design, por meio do projeto de extensão Desenho Animado Ambiental (do personagem Menino Caranguejo), que mantém canal no Youtube. Segundo o professor Chicolam, o material vai ser elaborado com base em narrativas sobre o isolamento social enviadas por alunos de uma escola de Joinville atendida pelo projeto. As narrativas vão dar vida a personagens, criados para representar as histórias.

Outro projeto de extensão da Univille desafiado pelo distanciamento social trata do atendimento à comunidade quilombola Beco do Caminho Curto, certificada oficialmente no ano passado pelo Ministério da Cidadania. Antes de retomar as ações mais importantes, como reforço escolar e oficinas (o projeto está no terceiro ano de atuação), foi preciso auxiliar em dificuldades mais básicas, relatou o professor Jonathan Prateat, como doação de alimentos e máscaras de proteção, via campanhas nas redes sociais. Com os adultos, as atividades trabalhadas são associadas à geração de renda. Com os jovens, foi realizada uma oficina de fotografia, com montagem em que eles de colocavam em um lugar dos seus sonhos.

O projeto de extensão, que no início envolveu os cursos de Design, Direito e Publicidade e Propaganda, expandiu-se e hoje conta com a contribuição dos cursos de Enfermagem, Medicina e Naturologia para desenvolver ações integradas.