Introduzido com pioneirismo em Joinville pelo neurologista,  professor e pesquisador da Univille (in memorian), Norberto Cabral, a versão brasileira do riscômetro, que calcula a probabilidade de uma pessoa sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em um período de cinco a dez anos, vai ser adotado pelo Ministério da Saúde para implantação na prevenção primária da rede pública de saúde em todo o País. O aplicativo é de origem neozelandesa e foi traduzido para o português pelo neurologista catarinense. A informação é da presidente da Rede Brasil AVC e vice-presidente da World Stroke Sheila Cristina Ouriques Martins, que é professora da UFRGS, coordenadora do Programa de Neurologia Vascular do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento.

Segundo Sheila Martins, o projeto piloto do riscômetro já foi implantado no Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre. O objetivo é ampliar a atuação na prevenção da doença, que mata uma pessoa a cada seis segundos no mundo. “A ideia com o riscômetro é incentivar pessoas acima dos 50 anos a modificarem seu estilo de vida e ajudar no controle dos fatores de risco, o que pode prevenir 90% dos casos”.  Os outros 10% de casos estão associados a fatores que não podem ser controlados, como a predisposição familiar e a idade. Os fatores de risco controláveis são pressão alta, diabetes, estresse, obesidade, sedentarismo, colesterol alto, abuso de álcool, fumo e alimentação inadequada.

A iniciativa com o riscômetro foi apresentada em março no Rio de Janeiro, durante o Global Stroke Alliance (Aliança Global de AVC http://globalstroke2020.com/), que reuniu palestrantes são de nove países e líderes com vasta experiência na organização de sistemas de AVC, pesquisadores, profissionais de saúde, gestores em saúde, sociedades científicas, hospitais e indústria. O objetivo do encontro bienal é estimular uma aliança global para melhorar a implementação do cuidado em AVC em todo o mundo, disseminando conhecimento, trocando experiências e criando planos de ação desenhados para cada região.

O aplicativo já está disponível gratuitamente para celulares com sistema Android e IOS (Riscômetro de AVC Pro).