Os acadêmicos do curso de Administração da Univille São Bento do Sul participaram do Ideathon Covid-19, o primeiro Hackathon nacional totalmente online que discutiu os rumos do comércio e da economia no cenário da pandemia, dentro do âmbito pertinente ao curso de Administração. Os estudantes participaram como parte de suas atividades acadêmicas de vivência profissional. Dos dez projetos classificados para a final, seis eram da Univille São Bento do Sul: All Service, Bus!nessMach, Mira de Negócios, Nosso RH Virtual e O Mentor - são projetos do 5º semestre de Administração, alunos da professora Andréa Tamanine.

Já o projeto Compartilium, que garantiu o 2º lugar na final, é do 4º ano de Administração, da professora Sueli Rank. Sua equipe foi formada pelos acadêmicos Cleisson de Bitencourt, Guilherme Eiselt, Alisson Naderer e Vitor Manoel Ritzmann. Foi a primeira experiência dos alunos em um hackathon online nacional. A final aconteceu por meios digitais no sábado, dia 20, ocasião em que os alunos puderam apresentar suas ideias e defender o seu projeto.

“A participação no Ideathon foi fantástica, pois, em tempos de pandemia, integrou e uniu as equipes. Proporcionou também uma interação maior do professor com os alunos, pois em pelo sábado estávamos reunidos pelo Teams melhorando os detalhes do projeto. Ao competir com pessoas de várias partes do Brasil, os alunos do curso provaram a sua competência, pois concorreram com outros competidores, inclusive com mais experiência, demonstrando conhecimento e segurança. O curso de Administração quer formar empreendedores e o resultado nesse evento mostrou que estamos no caminho certo, pois as equipes que participaram demonstraram competências de empreendedores de sucesso”, disse a professora Sueli.

Já a professora Andréa Tamanine, que organizou um Hackathon na Univille São Bento do Sul no ano de 2019, disse que “ao viver a experiência de uma competição e passar de forma dinâmica por todas as fases de construção de uma solução a ser levada ao mercado, os acadêmicos tiveram de integrar a teoria e a prática, pensar no negócio e sua sustentabilidade e comunicar-se de maneira eficaz para defender sua proposta diante de avaliadores – assim como fariam a investidores”. Ela revela ainda ter a certeza de que o aprendizado foi intenso e confrontou barreiras de cada um no que se refere ao seu potencial criativo, sua competitividade saudável e a capacidade de buscar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

“Participar do Ideathon Covid-19 foi uma resposta a três motivações: levar os estudantes da Univille a contribuir com o cenário de desafios trazidos pela pandemia com geração de ideias criativas e inovadoras – alvo do Projeto Ideando - e também experenciar a participação em um hackathon, foco da disciplina Projeto Integrador 2 – uma das novas disciplinas que trazem a vibe do empreendedorismo e inovação ao Curso de Administração da Univille São Bento do Sul, e estimular novos empreendimentos em São Bento do Sul e região”, acrescentou a professora Andréa.

A aluna Shirley dos Santos é do 5º ano de Administração e foi uma das participantes do Ideathon. “Foi uma experiência muito gratificante, que nos desafiou muito a querer dar o nosso melhor, principalmente quando chegamos à final. O desenvolvimento foi nos motivando e gerando expectativas por estar participando de um evento nacional. O maior prêmio com certeza foi o conhecimento adquirido, os projetos vencedores foram muito merecedores, pois as causas que estavam desenvolvendo o projeto eram muito nobres”, disse a aluna.

Para a professora Andréa, engajar os alunos nesses eventos é importante para a formação acadêmica e profissional. “Os jovens brasileiros são pouco estimulados a participar deste tipo de evento, a competição de ideias não é algo a que estão costumados, pois este tipo de evento tira da zona de conforto. Porém, ao fazê-lo, são obrigados a agir, a tomar decisões, aprimorando sua capacidade de enfrentar desafios reais e a entender a importância de usar as teorias e ferramentas da sala de aula para inovar de forma estratégica e planejada”.

Esta turma que participou desse hackathon será organizadora de um evento similar na Univille no próximo ano, apoiado pelo projeto Ideando e conduzido via uma das disciplinas de projetos da matriz curricular de Administração. Portanto, multiplicarão a experiência e mais estudantes poderão participar e aprender. “Espero que alguma das ideias desenvolvidas de fato seja aprimorada e gere um CNPJ, já que foram todas têm grande potencial de virar negócio. O que fizemos foi aplicar uma metodologia ativa de aprendizagem, fórmula de sucesso que a Univille defende e aplica”, finalizou a professora Andréa.