Uma obra que reúne desde memória e relações políticas, diplomáticas e militares do Brasil até a propaganda e a indústria cultural como recorte temático do maior conflito militar global, que durou seis anos, matou 60 milhões de pessoas e que, em 2020, completa 75 anos do seu final: a 2ª Guerra Mundial. Trata-se do mais recente lançamento de e-book gratuito da Editora Univille, o livro organizado pelo professor e pesquisador do curso de História da Universidade, Wilson de Oliveira Neto, O Brasil no Contexto da Segunda Guerra Mundial: estudos contemporâneos

Constituída por sete artigos de pesquisadores de várias universidades brasileiras e duas entrevistas, a obra é prefaciada pelo cientista político e professor associado do Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (Inest/UFF), Vagner Camilo Alves. As entrevistas apresentadas no livro são de dois pesquisadores paranaenses considerados referência nos estudos acadêmicos sobre o Brasil na guerra, Dennison de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Francisco César Alves Ferraz, professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O próprio organizador da obra é um estudioso do tema, foco do seu doutorado Comunicação e Cultura, em andamento, na Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. O professor também contribui com artigo no livro, sobre a memória e a história dos “pracinhas do Itapocu” (1996-1997) retratadas no Museu do Expedicionário em Jaraguá do Sul, Santa Catarina (Museu da Paz, como é conhecido).