Na quarta-feira, dia 10 de junho, os alunos dos cursos de Engenharia de Software a Sistemas de Informação tiveram a oportunidade de participar de um evento online com o tema “A importância das Soft Skills no Desenvolvimento Profissional” com a professora e pedagoga Glauce Pereira. O evento aconteceu pelo Microsoft Teams e contou com a participação do reitor da Univille, professor Alexandre Cidral, que fez a palavra de abertura. Também participaram os professores da Univille Paulo Marcondes Bousfield, Vanessa de Oliveira Collere, Edson Wilson Torrens e Chaiene Mercedes da Silva Minella, e a preparadora física e professora de pilates Priscila Bendo. Com uma temática pertinente ao momento de isolamento social e trabalho em home Office, a apresentação evidenciou a necessidade do desenvolvimento dessas habilidades para o novo mercado de trabalho que emerge no pós-pandemia.

O
 evento online começou com a palavra do reitor da Univille, Alexandre Cidral. “No mercado de trabalho atual, há uma grande demanda por causa de um ambiente de trabalho cada vez mais complexo e multicultural e as Soft Skills aparecem como uma exigência cada vez maior. O mercado de trabalho vem demandando por pessoas que tem capacidade de raciocínio crítico, trabalho em equipe e resiliência, mas também com capacidade de serem flexíveis. É importantíssimo que os estudantes das áreas tecnológicas sejam técnicos, mas apenas essa habilidade não é suficiente. Para além da atividade profissional, somos seres humanos que precisamos aprender a ser, ter e conviver”, disse o reitor, salientando a importância da inteligência emocional e a prática das Soft Skills para o profissional do século XXI.

A palestrante Glauce Pereira, que conduziu o evento, é graduada em Pedagogia e Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial, com ampla atividade no ramo educacional. Ela começou fazendo uma retrospectiva sobre a educação desde os primórdios do ensino no pós-revolução industrial e no ensino centralizado no professor, tendo o conhecimento técnico como o fundamental. De acordo com Glauce, atualmente, existe uma necessidade bem diferente para a formação do profissional ideal, que vai muito além de habilidades apenas técnicas, as Hard Skills. Ela salienta a importância do desenvolvimento das Soft Skills para o mundo moderno, que são habilidades que lidam com a relação e interação com outros.

Dados atuais apontam que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelos comportamental. Esse quadro pode ser modificado com a prática das Soft Skills, habilidades subjetivas relacionadas à inteligência emocional das pessoas, adquiridas por meio das experiências vivenciadas ao longo do tempo e necessárias para qualquer atuação. Pesquisas apontam que existem 6 Soft Skills mais requisitadas pelo mercado e uma das mais importantes é a Comunicação Eficaz – fundamental e indispensável, objetiva falar para os mais diversos públicos, serve para interação entre as pessoas, em que é necessário ouvir atentamente, escrever bem e saber portar-se em diferentes situações;

Já as outras Soft Skills englobam o Pensamento criativo – é necessário praticar, quanto mais conexões mais criatividade, para isso é preciso ter experiências e aprender com os outros; Resiliência – a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas; Empatia – a capacidade de sentir o que o outro sente se colocando no lugar do outro, sabendo a história e o contexto; Liderança – pode ser vista como a união de outras Soft Skills, a maioria das pessoas segue o líder e não, necessariamente, a ideia; e Ética no trabalho – é um tipo de “soft skill” que as pessoas carregam e desenvolvem ao longo da vida com a pontualidade e responsabilidade com o trabalho, é um conjunto de valores que pode ser tanto desenvolvida como perdida, devido às tensões profissionais (competitividade, individualidade e egoísmo).

Glauce aponta ainda a existência de outras Soft Skills como colaboração, organização e planejamento, flexibilidade, resolução de problemas, visão sistêmica, análise crítica, entre outras. E que para todas as Soft Skills é necessário ter inteligência emocional. Ao fim da apresentação o professor Edson Wilson Torrens fez algumas observações sobre o tema salientando a mudança da mecanização para um tratamento mais humano no trabalho. “Nós, da área de Sistemas, precisamos entender que não trabalhamos com computadores, mas com pessoas”, disse o professor, observando a importância dessa temática para os alunos dos cursos participantes.

Já a professora Vanessa Collere questionou sobre como identificar a necessidade de uma Soft Skill. “Ouvir o outro é o caminho para a gente se perceber. Ouvir e internalizar, aceitar o que o outro tem a dizer”, respondeu a palestrante. Ela ainda enfatizou que, no cotidiano do trabalho, é preciso especialmente que os chefes e gestores ajam como líderes dando feedback assertivo e apontando os erros de seus funcionários de forma eficiente. “Se o feedback for mais assertivo, a pessoa pode se adaptar, mas é necessário que alguém, preferencialmente os líderes, relacionem o fato à atitude da pessoa e não a pessoa em si, focar que determinada atitude não foi ideal para aquele momento”.  Para finalizar a apresentação, a professora Priscila fez uma dinâmica de alongamento que é muito importante nesses tempos de home office, em que as pessoas passam a maior parte do tempo sentadas, lembrando que a atividade física também é importante para manter a mente saudável.