Desemprego em forte alta, poluição do ar em queda, encolhimento drástico das economias em escala global. Muito além do risco à saúde humana, as repercussões da pandemia de Covid-19 não têm precedentes na história recente e desafiam o mundo como conhecemos hoje. Os impactos ambientais, sociais e econômicos decorrentes da pandemia vão ser o tema da 8ª edição da Jornada Ambiental da Univille, evento âncora do movimento anual em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Junho Verde, promovido pelo Comitê Univille Verde.

Em função do isolamento social, as discussões e reflexões sobre a questão vão ser promovidas por meio de uma live na sexta-feira, dia 5, às 19h, através da plataforma Teams, da Microsoft. Inscrições pelo Sympla.

Três são os convidados para discutir o tema: o economista e professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Meio Ambiente da Univille (PPGSMA), Rodolfo Coelho Prates; o médico veterinário, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, promovida pela Fundação Grupo Boticário, Clovis Ricardo S. Borges; e o biólogo, professor e pesquisador da Univille Claudio Tureck, coordenador do Comitê Univille Verde.

“Este ano, por conta da pandemia, os seminários técnicos presenciais e as atividades práticas que ocorrem durante o mês junho - a exemplo o mutirão de limpeza, o passeio ciclístico, as caminhadas, os minicursos, entre outras ações - não serão realizadas. Porém, não deixaremos de oportunizar o diálogo sobre questões atuais e reflexões sobre os impactos positivos e negativos da pandemia àqueles que a cada ano somam a experiencia do evento”, destacou Claudio Tureck, organizador do Junho Verde.