Foi aprovado, pela Capes, o Projeto Institucional de Residência Pedagógica da Univille para a oferta de 48  bolsas para acadêmicos dos cursos de licenciatura da universidade. Os estudantes contemplados atuarão por 18 meses em escolas públicas de Joinville e serão remunerados, por meio da Capes, com uma bolsa de R$ 400. Poderão participar alunos do 3º e 4º ano dos cursos. O edital de seleção deve ser publicado em meados de junho.

Durante o estágio, os estudantes terão que cumprir 23 horas mensais e serão acompanhados por um professor preceptor da escola, selecionado pelo próprio programa. Os acadêmicos serão responsáveis por planejar e dar aulas, corrigir atividades e provas, acompanhar o planejamento do professor preceptor e participar de oficinas.

De acordo com a professora Cláudia Gabardo, coordenadora do Programa Institucional de Residência Pedagógica a experiência é uma grande oportunidade de aprendizado. “O programa possibilita que os estudantes residentes desenvolvam atividades práticas do exercício da docência e convivam, antecipadamente, com a realidade da futura profissão”, explicou.

O programa
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o estudante inicia sua imersão na escola de educação básica.

Acompanhe em univille.br/bolsas.