A professora Andréa Tamanine, da Agitte – Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Univille - Campus São Bento do Sul, é parte integrante da governança dos Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIT). Os representantes se reúnem no próximo dia 30 de junho para o 5º Encontro Catarinense. A reunião será virtual e a última realizada sob a gestão da Governança de Implantação. Fazem parte da Governança de Implantação 2019-2020 Francine Kasulke – Udesc, Andréa Tamanine – Univille, Patrícia Areas – Univille, Luciana Flor – Unisul, Graziela Tonin – UFFS.

De acordo com a Fapesc - Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina, entre as pautas está a eleição da nova Governança da Rede Catarinense de NIT com gestão entre 2020 e 2022. “É imprescindível que cada NIT esteja representado na reunião online, preferencialmente pelo coordenador ou por representante com poder de voto para a eleição da nova equipe, considerando-se um voto por instituição”, explica a integrante da Governança de Implantação, Francine Kasulke, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Serão considerados elegíveis os NITs que manifestarem interesse em participar da nova Governança. Ainda está na pauta a discussão sobre a constituição jurídica da Rede Catarinense de NIT: criação de uma associação sem fins lucrativos ou a formação da Rede pela assinatura de um convênio entre as instituições. “Para chegar a estes dois modelos, a Governança de Implantação realizou mais de 10 reuniões presenciais e online para discussão e construção dos documentos que serão discutidos e aprovados no 5º Encontro Catarinense de NIT”, relata Francine.

Os NITs são escritórios instalados dentro de ICTs, instituições que promovem ensino e pesquisa tecnológica, formando uma rede com mais de 130 profissionais em todo o Estado. Foram criados em 2004 para garantir a execução das políticas públicas de inovação, avaliar e classificar os resultados, proteger as criações e colaborar com a divulgação dos resultados. Esses núcleos, que estão em fase de criação e consolidação, foram contemplados com o edital 14/2019 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, que disponibilizou R$ 2 milhões para organização da estrutura e treinamento das equipes em 14 diferentes projetos.