A internacionalização é uma das mais importantes vias estratégicas de atuação das universidades, com ações no ensino, na pesquisa e na extensão que vão desde a mobilidade acadêmica até o intercâmbio para o desenvolvimento de pesquisas em cooperação. É também uma das áreas do ensino superior mais afetadas pela pandemia, por conta do isolamento social decorrente, que impossibilitou a mobilidade entre os países. O assunto é pauta de uma série de debates de webinários, que será promovida pela Câmara de Internacionalização da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), com moderação da vice-coordenadora da entidade, Thais Cristina Rocha, Assessora Internacional da Univille, e Liana Souza, Assessora Internacional da Unochapecó.

O primeiro debate, marcado para o dia 10 de junho, às 15h, será transmitido via Google Meet e vai tratar dos rumos da internacionalização do Ensino Superior pós-pandemia. Inscrições gratuitas pelo site.

Os palestrantes convidados são os professores Nicolas Maillard, secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luciane Stallivieri, pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Marília Morosini, Coordenadora do Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).