Webinário na próxima quinta-feira (dia 9) com a participação do ex-ministro de Turismo e atual secretário estadual da pasta em São Paulo, Vinicius Lummertz, vai apresentar os resultados da pesquisa feita pela Univille que revela o perfil global dos turistas de negócios que circulam em Joinville. O encontro virtual será transmitido pelo canal youtube.com/univille das 18h às 19h e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

A pesquisa analisou dados de 2018 e 2019, entrevistou 526 e 928 pessoas em cada ano, respectivamente, e apurou informações como gastos com viagem e avaliação do visitante sobre os eventos dos quais participou e sobre a cidade como destino. Também foram apurados aspectos como a percepção que os turistas têm sobre a segurança e a limpeza em Joinville e a intenção que relataram em retornar à cidade para negócios e lazer. “Os resultados trazem indicadores positivos”, antecipa a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univille e conselheira do Joinville Convention Bureau, professora Yoná Dalonso, coordenadora da pesquisa

Segundo ela, a realização de pesquisas desta natureza serve para compreender a importância do segmento de eventos e os impactos exercidos nos destinos, considerados indicadores fundamentais no processo de planejamento das cidades. “Os estudos realizados até o presente momento vêm comprovando a importância da realização de eventos para a economia da cidade de Joinville, bem como evidenciando que seus impactos são positivos em relação a imagem do destino”, destacou.

Convidado

O convidado para participar do webinário, Vinicius Lummertz foi ministro do Turismo da gestão Temer, presidente da Embratur de 2015 a 2018 e secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo de setembro de 2012 a maio de 2015. Presidiu o Conselho Nacional de Turismo, do qual foi também secretário executivo. Foi secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão na gestão do governador Luiz Henrique da Silveira em Santa Catarina, ocupando também o cargo de secretário de Articulação Internacional.