O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito, do campus São Bento do Sul, passou a ter os atendimentos realizados de forma virtual via Microsoft Teams desde o dia 22/06. Eles funcionam da mesma forma de um atendimento presencial, onde o aluno consegue ver, ouvir e conversar com o cliente, tirando dúvidas e esclarecendo os trâmites legais de cada situação. O NPJ é onde o estudante de Direito começa a colocar em prática toda a teoria que aprendeu no curso, entendendo como funciona um escritório de advocacia e a importância da aplicação da lei em casos reais. O acadêmico pode começar sua prática depois de 4 anos de estudos, ou seja, no último ano do curso de Direito.

O primeiro atendimento virtualizado foi feito pelo discente Luciano Baum Augustin, do Direito noturno, com a orientação do professor Gustavo Gama. “O NPJ é onde o aluno começa a ver a responsabilidade de ser advogado, não é apenas saber de leis e sim cuidar da sua aplicação. É um pouco assustador no começo, você começa a ver que em cada caso existe um problema da vida de uma pessoa e ela vai confiar em você para solucionar, isso é uma experiência muito gratificante”, disse Luciano. Para o professor, que teve sua primeira experiência como orientador no Núcleo nesse atendimento virtualizado, foi um momento muito proveitoso, tanto para o aprendizado do aluno quanto para a pessoa sendo atendida. “A cliente conseguiu expor muito bem seu caso, o áudio e a imagem estavam muito bons, foi uma experiência gratificante”, disse o professor.

De acordo com Juliane Linzmeyer, auxiliar de atendimento do NPJ, é durante esse atendimento que são feitas as anotações necessárias para que se possa montar a peça inicial do processo. “Ele é muito interessante e importante em minha opinião, porque nessa época de pandemia conseguimos um pouco de interação do aluno com os clientes. Todo atendimento é mediado por um professor e o aluno acompanha da sua casa”, disse a Juliane. A intenção do NPJ é mostrar ao aluno de Direito a prática Jurídica, e dessa forma ele consegue, mesmo à distância, ter esse contato para ouvir a história, anotar os pedidos da parte e inclusive orientar e esclarecer dúvidas dos clientes.

Ao todo já foram realizados 15 atendimentos via Microsoft Teams, e de acordo com a Juliane, os alunos estão gostando. “Já encaminhamos alguns dos casos que atendemos e inclusive já com decisão preliminar pelo juiz. Os clientes estão entendendo esse atendimento diferenciado, em nenhum dos casos que atendemos a pessoa se sentiu desconfortável com a forma de trabalho. As pessoas estão imensamente agradecidas, pois nessa época de pandemia estamos conseguindo ajudar a comunidade sem condições financeiras a resolver os seus problemas”, disse ela. Já para o aluno Luciano é um momento de aprendizado, “com a pandemia do novo coronavírus, os alunos estão distantes da experiência presencial do NPJ e a virtualização do atendimento é muito importante para que tenhamos a oportunidade de aprender como é a prática da advocacia na vida real”.