O projeto integrado de ensino, pesquisa e extensão ECOSAM, vinculado aos cursos de Farmácia e Enfermagem da Univille, realiza novo estudo em Joinville, com enfoque nos cuidados do homem com sua saúde. Trata-se de mais uma etapa de pesquisa do projeto, que também é parte integrante de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Medicina. O estudo também vai apurar os aspectos que interferem no acesso à saúde, incluindo o ambiente e o distanciamento geográfico.

Os resultados serão apresentados ao Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal. “O intuito é conhecer um pouco da realidade da saúde do homem para auxiliar o poder público a estabelecer estratégias mais eficazes nessa questão e subsidiar ações de extensão da Universidade”, explica o coordenador do projeto ECOSAM, professor Luciano Henrique Pinto. “Além do caráter de ensino atribuído ao TCC, também vai gerar informações para a formação dos alunos da área de saúde no que tange a saúde coletiva e planejamento em saúde”, complementa.

O Projeto ECOSAM aborda os riscos à saúde e ao meio ambiente decorrentes de resíduos de saúde descartados, como medicamentos e efluentes de laboratórios de análises clínicas, e promove capacitação na comunidade. Você pode responder ao questionário aqui.