Depois de garantir com sucesso, em 2019, a migração do Sistema Estadual para o Sistema Federal de Ensino, um processo que durou cinco anos, a Univille comemora o recredenciamento como Universidade pelo Ministério da Educação (MEC). A portaria do recredenciamento - válido por mais oito anos - foi publicada no Diário Oficial da União. A Univille é reconhecida como Universidade há 24 anos. Instituições de Ensino Superior com status de Universidade atuam em três pilares articulados - ensino, pesquisa e extensão, considerados diferenciais decisivos na formação profissional em todo o mundo.

Durante o processo de migração para o Sistema Federal, um dos projetos estratégicos do planejamento institucional da Universidade, a Univille recebeu 45 visitas oficiais de avaliadores do Ministério da Educação. As visitas se relacionaram ao Recredenciamento Institucional da Universidade junto ao MEC e ao Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento dos cursos de graduação. No total, 92% dos cursos de graduação, mestrado e doutorado avaliados receberam nota 4 ou 5 (nota máxima). A Universidade recebeu conceito 4.

"O credenciamento de uma instituição como Universidade é um marco importante. A Univille teve seu credenciamento em 1996 pelo Ministério da Educação e desde então vem se firmando como uma das 200 Universidades brasileiras em um universo de mais de 2.000 instituições de ensino superior. O recredenciamento obtido junto ao MEC e válido por mais 8 anos é fruto do trabalho consistente em prol da qualidade da educação e do desenvolvimento da região nordeste de Santa Catarina. Hoje reafirmamos nosso papel por meio do ensino, da pesquisa, da extensão e da inovação como uma instituição comunitária que promove a transformação de vidas e de comunidades. Gratidão a todos que protagonizaram este processo e parabéns à Univille e à comunidade regional por mais esta conquista!", comemorou o reitor, professor Alexandre Cidral.