O mês de agosto, mais conhecido como Agosto Laranja, é destinado para a conscientização da população a Esclerose Múltipla (EM).  E hoje, dia 30 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla, destacando a importância da prevenção e o impacto na vida das pessoas com a doença.

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, autoimune, crônica e sem cura. A causa da EM ainda é desconhecida, mas muitas pesquisas pelo mundo têm auxiliado na manutenção da qualidade de vida dos pacientes diagnosticados. De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), estima-se que 35 mil brasileiros tenham o diagnóstico confirmado.  

A importância da conscientização  

          Roda de conversa realizada durante a Semana da Comunidade 2019 

A Univille institucionalizou a campanha Agosto Laranja com diversas ações e eventos para conscientizar seus professores, acadêmicos, pessoal administrativo e toda comunidade. Neste ano, em virtude da pandemia do coronavírus, as ações não aconteceram presencialmente, como nos anos anteriores. É desta forma que muitas histórias podem ser contadas e compartilhas, criando redes de apoio e aumentando o conhecimento sobre a EM.

A professora Raquel Alvarenga, do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural e Sociedade, compartilhou muitos relatos de pessoas com Esclerose Múltipla em fevereiro deste ano no Laboratório Cirel da Universitè Lille3, na França. As histórias, traduzidas para o francês e inglês, fazem parte da Coleção de Histórias de Vidas Esclerose Múltipla do Museu da Pessoa, sendo a única do mundo.