O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille), inicia hoje (dia 28) uma pesquisa na cidade com o objetivo de mensurar os impactos da pandemia na economia do turismo local. O alvo são empreendedores que tenham negócios que se relacionam com a atividade turística, seja nos segmentos de turismo de negócio, evento, lazer, entretenimento, dentre outros. A ação integra o projeto de pesquisa da Universidade “Estudo dos Impactos dos Eventos em Joinville”, realizado em parceria com o Convention Bureau. A pesquisa, que vai acontecer de 
28 de agosto e 06 de setembro, será realizada de forma anônima por meio de um questionário via Google Forms, que será enviado diretamente ao público alvo. 
  

“As atividades relacionadas ao setor do turismo foram uma das mais afetadas pela crise, pois a política de isolamento resultante das medidas de contenção ao contágio pelo Covid-19 atinge frontalmente a dinâmica econômica do setor, reduzindo drasticamente a geração de receita”, explica a coordenadora do projeto, a pesquisadora Yoná da Silva Dalonso. Como é uma atividade fortemente geradora de empregos em todas as faixas de renda no Brasil, complementa, seu enxugamento traz consequências significativas ao País.  

Para Giorgio Augusto Souza, executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, “esta pesquisa se constitui em um importante instrumento para entendermos o real impacto desta pandemia nas atividades que se relacionam com a atividade turística. É notório que, em decorrência da limitação dos deslocamentos e das aglomerações, a atividade em toda sua dimensão econômica, foi severamente afetada”. 

Recentemente, o projeto de pesquisa divulgou estudo sobre os impactos socioeconômicos de eventos em Joinville entre 2018 e 2019.