A DBM Engenharia e Desenvolvimento Científico, startup incubada no Inovaparq, vai receber recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MICTIC),  para produzir em larga escala máscara respiratória facial com filtro e inserção de nanopartículas altamente eficiente para combater o vírus da Covid-19 (99%). Segundo explica a CEO da DBM, Márcia Adriana Tomaz Duarte, a máscara desenvolvida pela empresa é tramada tridimensionalmente e permite boa respirabilidade. A expectativa é iniciar a produção já em setembro. 

O aporte pela Finep é de R$ 474,9 mil, proveniente de edital de seleção pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MICTIC) específico para soluções tecnológicas inovadoras aplicadas ao ambiente de pandemia, implementadas por startups e empresas de base tecnológica.  A DBM também foi selecionada em edital da Fapesc, de R$ 98 mil, para a fabricação do filtro capaz de desativar o coronavírus. 

Na origem, a startup desenvolve desde 2018, por meio da nanotecnologia, mantas com padrão que imitam a matriz extracelular do corpo humano para utilização como curativos. Hoje atua na fabricação e comercialização de máquinas de eletrofiação para obter o produto, usado para fins médicos, odontológicos, cosméticos e industriais, A empresa, vencedora do Sinapse de Inovação de 2017, tem os selos de Startup Acelerada InovAtiva 2020 e de aceleração do programa Mulheres Inovadoras/Finep e MCTIC.

Márcia Adriana Tomaz Duarte, CEO da DBM, é formada em Química Industrial pela Univille, mestre em Engenharia de Materiais pela Udesc e doutora em Engenharia Mecânica na área de Materiais e Processo de Fabricação pela Unicamp.