A abordagem metodológica considerada altamente eficaz para quem precisa fazer planejamentos, traçar estratégias e encontrar soluções em todos os campos de atuação – o Design Thinking – agora faz parte de um projeto de ensino do curso de Design da Univille gratuito e aberto ao público. É a Plataforma Projectool, que reúne e disponibiliza um conteúdo selecionado, através de curadoria contínua, adequando as ferramentas para as realidades brasileiras e dos estudantes.

“O objetivo é desenvolver habilidades projetuais criativas e inovadoras que propiciem a prática profissional, através da experimentação de ferramentas de desenvolvimento de projetos centrados no humano”, explica a idealizadora e coordenadora do Projectool, a professora Isadora Dickie.

A cada mês, serão publicadas novas ferramentas para ajudar os interessados a aplicar a ferramenta certa para cada etapa de cada projeto (inspiração, ideação e implementação). Para acessar, fazer o download, e utilizar os materiais, basta fazer o cadastro e entrar com seu login e senha. É tudo gratuito.

Quem quiser, pode também colaborar na construção do conhecimento compartilhando experiências de aplicação de ferramentas e sugerindo alguma que gostaria de aprofundar o conhecimento. O Projectool é um dos projetos contemplados em 2020 com recursos do Fundo de Apoio à Graduação (FAEG) da Univille.

Integram a equipe do Projectool, além de Isadora, os professores Haro Schulenburg e Adriane Shibata, também da Univille, a designer gráfica formada pela Universidade, Mariana Schmitz, e o acadêmico de Design da Univille Matheus Damásio, integrante da Gerência de Comunicação Institucional da Universidade.