Duas frentes de ação universitária e um objetivo em comum - contribuir para gerar renda entre empreendedoras e suas famílias - e com um benefício adicional: aprimorar a formação profissional de acadêmicos. Assim são os dois projetos – um de ensino, outro de extensão - articulados pelo professor Jonathan Prateat, dos cursos de Design, de Publicidade e Propaganda (PP) e de pós-graduação. 

O projeto de ensino desafia estudantes da disciplina de Programação Visual 2, do 3º ano de Design Gráfico, a desenvolver identidades visuais, embalagens e materiais de comunicação para empreendedoras vinculadas ao Instituto Consulado da Mulher, ajudando a valorizar e impulsionar seus negócios. A parceria, bem-sucedida há quatro anos em Joinville, em 2020 vai beneficiar cinco mulheres do outro lado do País - Manaus, capital do Amazonas, onde o Consulado mantém uma unidade. Os projetos serão apresentados em novembro. Para os estudantes, é uma oportunidade para pôr em prática o que estão aprendendo na universidade. 

O projeto da disciplina é conduzido pelo professor na Univille e, no Consulado, pela especialista de Projetos Sociais do Instituto e sua equipe. 

Como forma de ampliar a contribuição, o professor Jonathan vai incluir os filhos das empreendedoras do Consulado de todas as unidades no País no projeto de extensão universitária Freeling Futuro, coordenado por ele. O projeto tem o objetivo de desenvolver em jovens de periferia a capacidade de produzir peças gráficas de comunicação por meio do aprendizado de princípios básicos de design e publicidade e propaganda e uso de aplicativos gratuitos para design em smartphone.  

Para participar, eles têm que estar matriculados no Ensino Médio em escolas públicas das cidades onde vivem. “A ideia é que eles aprendam introdução ao design e à publicidade e propaganda e assim possam gerar renda para colaborar com suas famílias”, explica o professor. O projeto, coordenado por Prateat, conta com o apoio de dois bolsistas, os acadêmicos Matheus Melo e Maurício Faller. 

“A parceria com a Univille completa cinco anos em 2020 e, a cada ano que passa, percebemos a diferença que faz ter uma boa comunicação para o sucesso dos empreendimentos. Neste ano, a Univille topou ampliar o projeto para outra cidade e nos convidou também para a capacitação com os filhos das empreendedoras. Temos certeza de que o resultado será muito positivo para todas as partes”, comenta Leda Böger, diretora do Consulado da Mulher.