Assunto velado até pouco tempo atrás, inclusive pela imprensa, o suicídio enfim passou a ser discutido pela sociedade como meio de prevenção. Mais de 1 milhão de pessoas no mundo, por ano, tiram a própria vida, 12 mil delas no Brasil, em que a taxa subiu 7% em seis anos. No entanto, 90% dos suicídios poderiam ser evitados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), se a pessoa tiver ajuda adequada. Tema do Setembro Amarelo, o suicídio ganhou mais relevância nesse momento porque sua principal causa - os transtornos mentais (96,8% dos casos) - podem virar uma epidemia mundial, segundo especialistas, em função da pandemia da Covid-19. 

Vários eventos da Univille para incentivar o debate e as reflexões sobre o assunto vão ser realizados durante o mês. Um deles, o Simpósio Setembro Amarelo, promovido em parceria com a International Federation of Medical Student's Association (IFMSA) Brazil, que tem entre os integrantes grupo de estudantes de Medicina da Univille. O simpósio vai discutir os impactos da pandemia na saúde mental. A programação começou no dia 8 e vai até o dia 17. Programação no instagram @ifmsabrazil_univille, e inscrições pelo link na bio. 

Se você precisa de apoio psicológico, entre em contato com o Serviço de Psicologia da Univille pelo telefone 3439-6444. Se você é estudante da Univille, o contato pode ser feito pela Central de Relacionamento com o Estudante pelo telefone 3461-9020. E se é funcionário ou professor, o contato é com a psicóloga da Gestão de Pessoas Joseana Deckmann Lima - (47) 3461-9109(47) 98867-2882.