Jardim Botânico Univille é filiado ao Botanic Gardens Conservation International 

Em julho de 2021 foi criada a ABJB - Aliança Brasileira de Jardins Botânicos, reunindo sete Jardins Botânicos do país: JB Araribá (Amparo, SP), JB de Bauru (Bauru, SP), JB Inhotim (Brumadinho, MG), JB Puña (Manaus, AM) JB de Recife (Recife, PE), JB UEBP (Campina Grande, PB) e o JB da Univille (Joinville, SC). A Aliança pretende integrar os Jardins Botânicos de forma colaborativa, fortalecendo o trabalho em rede, buscando alcançar objetivos comuns. 

Uma vez criada a Aliança, um dos primeiros passos foi conseguir a filiação ao BGCI - Botanic Gardens Conservation International, entidade que reúne mais de 650 Jardins Botânicos do mundo. No início de novembro, recebemos o certificado da filiação. 

Paralelamente, a Aliança e os seus Jardins Botânicos associados também integram a Rede Sul-americana de Jardins Botânicos, tendo acesso à todas as atividades e possibilidades de apoio disponíveis. Como membro do BGCI, a Aliança e os seus sete Jardins Botânicos têm acesso aos Editais de financiamento, que apoiam iniciativas dos filiados. 

Assim, a Aliança submeteu o projeto Brazilian Alliance of Botanical Gardens Seed exchange network ao BGCI's Global Botanic Garden Fund, envolvendo todos os sete Jardins Botânicos para a implementação de uma rede de troca de sementes, o qual foi contemplado. Os recursos serão destinados à aquisição de embalagens para acomodar sementes e pagamentos de despesas de correio, implicando também na criação ou ampliação de Banco de Sementes nos sete Jardins Botânicos da Aliança.

O Jardim Botânico da Univille também submeteu projeto ao mesmo BSGI's Global Botanic Garden Fund, denominado Implementation of Sensorial Garden in Univille Botanical Garden, com o objetivo de implementar um Jardim Sensorial no Jardim Botânico, o qual também foi contemplado. O valor aprovado deverá ser recebido em breve e em curto prazo a construção será iniciada. Portanto, em 2022 o Jardim Botânico da Univille contará com uma nova atração, quando as visitas forem retomadas.