No dia 22/10, o Laboratório de Arqueologia e Patrimônio Arqueológico/LAPAr da Univille recebeu a visita do representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional, IPHAN, Vinicius Paiva Gonçalves. 

O laboratório, que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Património Cultural e Sociedade, é especializado em acervos arqueológicos. Esses acervos são considerados patrimônios da união, da qual o IPHAN é responsável. 

As instituições que fazem pesquisa com esse património, como é o caso da Univille, podem ter a guarda desses materiais de estudo, e IPHAN faz o controle e acompanhamento dessas coleções nas instituições. 

O representante do IPHAN, Vinicius Paiva Gonçalves, afirmou que a visita “tem o objetivo de vistoriar as instituições que integram o Cadastro Nacional de Instituições de Guarda e Pesquisa, o CNIGP”, na qual estão aptas para receber o material arqueológico.  

Ele também disse que “a ideia é que o material salvaguardado possa permanecer íntegro pela eternidade, ou o mais próximo disso. Para que isso aconteça, é importante que as instituições tenham condições adequadas de conservação, já que são materiais sensíveis, em muitos casos dependem de uma guarda correta, um condicionamento adequado, alguns com determinadas técnicas, controles que são necessários justamente para que esse material não sofra degradação”. 

A professora Dione Bandeira destacou que “o museu é a principal instituição que trabalha com isso, mas a academia também tem esse compromisso e pode colaborar, há muita coisa a fazer, além da proteção, o estudo do património arqueológico”.  

A intenção também é aproveitar a visita do Instituto para verificar a possibilidade de endossar futuras pesquisas realizadas pela Universidade.